Negócios

Nem drive-thru e delivery salvam resultado do McDonald's e lucro cai 68%

Com a pandemia, a rede de fast food sofreu uma perda de 30% no faturamento, a US$ 3,8 bilhões

As vendas despencaram nos principais mercados, onde o McDonald's está presente (Germano Lüders/Exame)

As vendas despencaram nos principais mercados, onde o McDonald's está presente (Germano Lüders/Exame)

R

Reuters

Publicado em 28 de julho de 2020 às 10h37.

Última atualização em 29 de julho de 2020 às 11h13.

Mesmo com grande parte dos restaurantes operando por meio de delivery e drive-trhu, o McDonald's viu uma queda de mais de 20% nas vendas globais de mesmas lojas, com o lucro ficando abaixo das expectativas. As vendas globais de mesmas lojas caíram 23,9% no segundo trimestre, arrastadas pelos grandes mercados internacionais, incluindo Reino Unido, França e América Latina. Analistas previam uma queda de 23,24%, segundo dados da Refinitiv.

No trimestre, as vendas nos Estados Unidos caíram 8,7%,mas foram melhores do que a queda prevista de 9,97%. Já as vendas nos mercados internacionais em que a marca opera caíram 41,4% e nos mercados em que licencia a marca, a queda foi de 24% - esta última divisão engloba resultados da América Latina, China e Japão. A América Latina foi a região com a maior parte dos restaurantes fechados.

Nos Estados Unidos, praticamente todos os restaurantes estavam operando por meio de drive-thru, delivery ou comida para viagem. Cerca de 2.000 unidades também reabriram com capacidade reduzida. Nos mercados internacionais, essas opções de entrega também estavam funcionando, muitas com um menu mais enxuto e horários de funcionamento limitados.

"Os resultados do trimestre e do primeiro semestre do ano refletiram a queda na performance de venda decorrente do fechamento de restaurantes, limitação nas operações e mudanças dramáticas no comportamento do consumidor como resultado da covid-19", diz o documento de divulgação de resultados.

"Nossa forte presença no 'drive-thru' e os investimentos que fizemos nas áreas digital e de entregas nos últimos anos nos serviram bem nesses tempos de incerteza", disse o presidente-executivo, Chris Kempczinski.

A empresa informou que 96% de seus restaurantes estavam operando com 'drive-thru', entrega ou capacidade reduzida.

A receita caiu 30,5%, para 3,76 bilhões de dólares, mas superou a estimativa de 3,68 bilhões. O lucro líquido caiu 68%, para 483,8 milhões de dólares. Excluindo itens únicos, o McDonald's teve lucro de 0,66 dólar por ação, 0,08 dólar abaixo das expectativas.

Acompanhe tudo sobre:BalançosFast foodMcDonald's

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades