Negócios

Lucro do BTG Pactual cai no 3º tri por menores receitas

Maior banco de investimentos independente do país teve lucro líquido de 746 milhões de reais no terceiro trimestre


	BTG na BMFBovespa: receita total recuou 16 por cento, para 1,417 bilhão de reais, atenuada por melhores resultados em crédito corporativo
 (Gustavo Kahil / Exame.com)

BTG na BMFBovespa: receita total recuou 16 por cento, para 1,417 bilhão de reais, atenuada por melhores resultados em crédito corporativo (Gustavo Kahil / Exame.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2013 às 20h11.

O BTG Pactual, maior banco de investimentos independente do país, teve lucro líquido de 746 milhões de reais no terceiro trimestre, 6 por cento menor do que o registrado um ano antes, impactado por resultados mais fracos na área de investimentos proprietários e na mesa de negociação.

No terceiro trimestre, as receitas da área de investimentos proprietários --que inclui investimentos em participações e ativos estrangeiros--recuaram 48 por cento ante o mesmo período de 2012, para 292,5 milhões de reais.

Segundo o BTG, este decréscimo foi causado principalmente pelo desempenho mais fraco de Global Markets, nas mesas de câmbio de juros da América Latina. As receitas de Merchant Banking (participações) e de setor imobiliário ficaram quase estáveis na comparação ano a ano.

A mesa de negociação (chamada de sales and trading pelo banco) teve recuo de 37 por cento nas receitas, que somaram 258 milhões de reais. O segmento de investment banking também recuou, com queda de 12 por cento para 131 milhões de reais.

Segundo o banco, as menores receitas de mesa de negociação refletem a atividade reduzida nos mercados financeiros na América Latina. "O período foi marcado pela aversão ao risco de nossos clientes, particularmente nos mercados de câmbio e de ações", disse em relatório.

O BTG afirmou que o desempenho das mesas de juros e energia tiveram "bom desempenho no período" e que começou a capturar receitas de negócio de commodities.

"Por outro lado, as receitas de câmbio foram menores em função das condições de mercado, e as receitas de equities continuaram a desempenhar abaixo das expectativa", disse em relatório.

A receita total recuou 16 por cento, para 1,417 bilhão de reais, atenuada por melhores resultados em crédito corporativo e gestão de patrimônio.

A carteira de crédito corporativo somou 35,786 bilhões de reais, alta de 24,6 por cento na comparação anual.

O impacto negativo das receitas foi parcialmente compensado pelas despesas operacionais, que caíram 19 por cento na comparação com igual etapa de 2012, a 502 milhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:Balançosbancos-de-investimentoBTG PactualEmpresasEmpresas abertasgestao-de-negociosHoldingsLucroResultado

Mais de Negócios

Azeite a R$ 9, TV a R$ 550: a lógica dos descontaços do Magalu na Black Friday

20 frases inspiradoras de bilionários que vão mudar sua forma de pensar nos negócios

“Reputação é o que dizem quando você não está na sala”, reflete CEO da FSB Holding

EXAME vence premiação de melhor revista e mantém hegemonia no jornalismo econômico