Negócios

Lucro da Volvo bate recorde com crescimento na China

Em seu melhor ano de vendas da história, lucro operacional da montadora subiu 17,5% em 2014


	Volvo: empresa vendeu número recorde de 465.866 carros no ano passado
 (Divulgação)

Volvo: empresa vendeu número recorde de 465.866 carros no ano passado (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2015 às 14h30.

Estocolmo - A montadora Volvo, controlada pela Geely, disse nesta quinta-feira que seu lucro operacional em 2014 cresceu 17,5 por cento, em seu melhor ano de vendas na história, conforme uma rápida expansão na China e uma recuperação na Europa anularam o pior do impacto da contínua fraqueza para a marca nos Estados Unidos.

A Volvo vendeu um número recorde de 465.866 carros no ano passado, mas ainda está longe de sua meta de vender 800 mil unidades em 2020 e marcar uma presença real no mercado de luxo dominado pelas peso-pesados da Alemanha como a Mercedes-Benz, da Daimler, e a BMW.

O presidente-executivo da Volvo, Hakan Samuelsson, disse à Reuters que a montadora espera que as vendas subam para cerca de 500 mil carros neste ano, conforme a empresa cresce num ritmo melhor que os mercados na Europa e na China e volta a ter crescimento em seu combalido negócio nos Estados Unidos.

"Estamos nos planejando para uma nova máxima histórica neste ano", disse Samuelsson numa entrevista por telefone. "E também vemos uma melhora na lucratividade - uma clara melhora na lucratividade durante a segunda metade do ano".

A companhia, comprada pela chinesa Zhejiang Geely Holding Group da Ford em 2010, disse que o lucro operacional para o ano inteiro subiu para 2,25 bilhões de coroas suecas (302 milhões de dólares) ante 1,92 bilhão de coroas suecas no ano anterior.

Samuelsson disse esperar que o mercado europeu cresça em 2015 quase no mesmo ritmo de 2014, quando as vendas aumentaram em cerca de 5 por cento, enquanto a desaceleração na economia chinesa deve conter o crescimento do mercado de luxo na China para cerca de 10 por cento.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEmpresasEmpresas chinesasLucroMontadorasVendasVolvo

Mais de Negócios

De food truck a 130 restaurantes: como dois catarinenses vão fazer R$ 40 milhões com comida mexicana

Peugeot: dinastia centenária de automóveis escolhe sucessor; saiba quem é

Imigrante polonês vai de 'quebrado' a bilionário nos EUA em 23 anos

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira