Negócios

Lucro da Toshiba sobe no 3º tri graças a smartphones

Mesmo com o bom resultado, a empresa reduziu a projeção total de vendas para o ano fiscal que se encerra em março

Cisão da telefonia móvel da Toshiba pode melhorar chance de manter elos com a Apple (Sean Gallup/Getty Images)

Cisão da telefonia móvel da Toshiba pode melhorar chance de manter elos com a Apple (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2011 às 13h39.

Tóquio - A japonesa Toshiba mais que dobrou seu lucro operacional do trimestre, devido às vendas altas de chips de memória flash NAND e à demanda robusta por painéis de LCD usados em smartphones e tablets.

Mas o conglomerado reduziu sua projeção de vendas para o ano fiscal e não alterou a projeção de lucro para o ano que se encerra em março, mencionando o iene forte e a demanda incerta por alguns de seus outros produtos, um acervo diversificado que inclui de eletrodomésticos a usinas nucleares.

A rival sul-coreana Samsung Electronics deve se beneficiar este ano da crescente demanda por smartphones e tablets, mas a cisão da divisão de telefonia móvel da Toshiba pode ter melhorado suas chances de manter elos estreitos com a Apple.

"Creio que eles conseguirão concorrer nos semicondutores, embora seja um mercado muito difícil", disse o analista Yoshiharu Izumi, do JP Morgan, sobre a Toshiba.

"A Samsung enfrenta o problema da rivalidade com a Apple. Isso deve ajudar os fabricantes japoneses", acrescentou.

O presidente-executivo da Toshiba, Norio Sasaki, que assumiu a empresa 18 meses atrás, prometeu que o diversificado conglomerado adotaria um foco mais definido, e tomou medidas severas de corte de custos, com o objetivo de concorrer de modo mais intenso com a Samsung.

No trimestre encerrado em 31 de dezembro, o lucro da Toshiba foi de 37,5 bilhões de ienes, ante 14,5 bilhões de ienes um ano atrás. No trimestre, os eletrônicos, entre os quais LCDs e memória flash, geraram 17,2 bilhões de ienes em lucro operacional, depois de um prejuízo de 6,6 bilhões de ienes no período um ano atrás.

O desempenho geral, no entanto, não foi tão forte quando os analistas esperavam. O lucro foi mais baixo que a previsão média de 50,2 bilhões de ienes, e a discrepância mereceu destaque na mídia japonesa durante o final de semana.

O resultado anual da Toshiba quanto aos chips flash NAND deve ser melhor que o previsto no início do ano fiscal, já que a margem de lucro vai melhorar depois de uma queda no terceiro trimestre, disse Fumio Muaraoka, executivo da empresa, a jornalistas, na segunda-feira.

Mas o panorama geral é mais incerto, afirmou a empresa em comunicado, e o mercado de chips de sistema está fraco.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaSmartphonesIndústria eletroeletrônicaLucroSemp Toshiba

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife