Negócios

Lucro da Prada decepciona por demanda mais fraca

O lucro anual registrado pela Prada ficou abaixo das estimativas devido ao desaquecimento da demanda por artigos de luxo


	Loja da Prada: a fabricante de bolsas Miu Miu e calçados Church teve dificuldades em se adaptar
 (Dario Pignatelli/Bloomberg)

Loja da Prada: a fabricante de bolsas Miu Miu e calçados Church teve dificuldades em se adaptar (Dario Pignatelli/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2016 às 19h11.

O lucro anual registrado pela Prada ficou abaixo das estimativas.

A fabricante de bolsas Miu Miu e calçados Church teve dificuldades em se adaptar ao desaquecimento da demanda por artigos de luxo.

O lucro líquido caiu 27 por cento para 330,9 milhões de euros (US$ 376 milhões) no ano fiscal encerrado em janeiro, segundo comunicado divulgado pela empresa sediada em Milão. Foi o menor ganho em cinco anos. Analistas previam 348 milhões de euros, de acordo com a média das estimativas compiladas pela Bloomberg.

A Prada se tornou símbolo dos problemas da indústria de luxo. As vendas estão estagnadas há dois anos, prejudicadas pelo colapso da demanda na China, pelo dólar forte e por ataques terroristas na Europa. O diretor financeiro deixou o cargo em fevereiro, após mais de uma década na Prada. As ações perderam mais de 40 por cento no último ano. A cotação mais recente, de HK$ 25,65, é menor do que o preço estabelecido na abertura de capital em 2011, de HK$ 39,50.

O CEO Patrizio Bertelli reagiu reduzindo a expansão das lojas, cortando custos e anunciando planos de elevar preços na Europa. Os produtos da Prada perderam a atratividade e a empresa não tem acompanhado a evolução do mercado. A Prada gera menos de 1 por cento da receita online – ambiente no qual as vendas de itens de luxo crescem mais do que o dobro do mercado em geral.

A receita totalizou 3,55 bilhões de euros em 2015, segundo informação de 17 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas italianasLucroLuxoPrada

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares