Negócios

Lucro da Mosaic recua no trimestre com fertilizantes

Setor de fertilizantes tem sido pressionado desde o ano passado, quando houve rompimento de um dos maiores grupos de comercialização de potássio do mundo


	Transporte da Mosaic: lucro líquido do primeiro trimestre caiu para 217,5 milhões de dólares, ou 0,54 dólar por ação, ante 379,8 milhões de dólares, ou 0,89 dólar por ação, um ano atrás
 (Bloomberg/Jim Stem)

Transporte da Mosaic: lucro líquido do primeiro trimestre caiu para 217,5 milhões de dólares, ou 0,54 dólar por ação, ante 379,8 milhões de dólares, ou 0,89 dólar por ação, um ano atrás (Bloomberg/Jim Stem)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 11h30.

São Paulo - A empresa de fertilizantes Mosaic relatou nesta terça-feira uma queda de 43 por cento no seu lucro trimestral, um recuo maior que o esperado, com uma queda dos preços do fosfato e do potássio.

O setor de fertilizantes tem sido pressionado desde o ano passado, quando houve o rompimento de um dos maiores grupos de comercialização de potássio do mundo, o bielorrusso Potash Co, o que levou a uma queda acentuada dos preços da matéria-prima.

Problemas de transporte na América do Norte também afetaram a indústria durante o inverno, com as baixas temperaturas congelando rios nos Estados Unidos e restringindo o uso de ferrovias no oeste do Canadá.

O lucro líquido do primeiro trimestre caiu para 217,5 milhões de dólares, ou 0,54 dólar por ação, ante 379,8 milhões de dólares, ou 0,89 dólar por ação, um ano atrás, enquanto as vendas líquidas caíram 14 por cento, para quase 2 bilhões de dólares.

Analistas, em média, esperavam que a Mosaic, maior produtora mundial de produtos fosfatados acabados, tivesse lucro de 59 centavos por ação, com vendas de 2 bilhões de dólares, segundo o Thomson Reuters I/B/E/S.

Os preços médios realizados de produtos chave da Mosaic, como fosfato diamônio e cloreto de potássio, caíram 16 por cento e 29 por cento, para 414 dólares e 267 dólares por tonelada, respectivamente. Mas os valores ficaram dentro de intervalos de previsões.

A Mosaic disse que vendeu 2,7 milhões de toneladas de fosfato no primeiro trimestre, estável em relação ano passado, mas superando a previsão de 2,3 milhões a 2,6 milhões de toneladas.

A empresa vendeu 2,4 milhões de toneladas de potássio no trimestre, dentro de sua perspectiva de 2,3 milhões a 2,7 milhões de toneladas, contra 2 milhões de toneladas há um ano.

Para o segundo trimestre, Mosaic prevê vender volumes de 3,1 milhões a 3,4 milhões de toneladas de fosfato, contra 2,9 milhões de toneladas no ano passado.

A Mosaic previu que as vendas de potássio deverão variar de 2,2 milhões a 2,5 milhões de toneladas, em comparação com 2,4 milhões de toneladas no ano anterior.

A empresa com sede em Plymouth, Minnesota, disse que espera melhorar as margens de fosfato e preços estáveis de potássio no trimestre atual.

(Reportagem de Rod Nickel em Winnipeg, Manitoba) REUTERS RS GB

Acompanhe tudo sobre:BalançosEmpresas americanasFertilizantesLucroMosaic

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades