Negócios

Lucro da HTC no quarto trimestre despenca 91%

Fabricante não atingiu as previsões com lucro líquido não auditado de outubro a dezembro foi de US$ 34,5 milhões


	Smartphone da HTC: modelos da companhia continuam sendo superados pelas vendas do iPhone, da Apple, e do Galaxy, da Samsung
 (Divulgação)

Smartphone da HTC: modelos da companhia continuam sendo superados pelas vendas do iPhone, da Apple, e do Galaxy, da Samsung (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2013 às 13h33.

Taipé - O lucro líquido da HTC no quarto trimestre de 2012 não atingiu as previsões, despencando 91 por cento na comparação anual, enquanto seus modelos continuam superados pelas vendas do iPhone, da Apple, e do Galaxy, da Samsung.

A fabricante vem sofrendo uma queda acentuada em sua receita desde o segundo semestre de 2011, após ter vivido um conto de fadas com o lançamento de uma marca global forte de smartphones com base no software Android, do Google.

O lucro líquido não auditado de outubro a dezembro foi de 1 bilhão de dólares taiwaneses (34,5 milhões de dólares), disse a quinta maior fabricante de smartphones do mundo nesta segunda-feira, ante 11,02 bilhões de dólares taiwaneses registrados na comparação anual e dos 3,9 bilhões de dólares taiwaneses no trimestre anterior. A empresa não deu mais detalhes.

Dezoito analistas previam um lucro líquido de 1,47 bilhão de dólares taiwaneses no trimestre, de acordo com uma pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S.

A receita consolidada do quarto trimestre foi de 60 bilhões de dólares taiwaneses, em linha com o previsto para própria empresa em outubro, e abaixo dos 70,2 bilhões de dólares taiwaneses do terceiro trimestre.

Analistas dizem que 2013 pode não ser um ano de recuperação para a HTC, enquanto seu marketing e a imagem de sua marca estão atrás da Apple e da Samsung.

"O primeiro trimestre será melhor que o quarto, porque o quarto foi muito ruim, mas falando sobre o ano todo, as vendas da HTC podem não ter atingido seu menor patamar se o desempenho do modelo M7 decepcionarem neste ano", disse o analista Birdy Lu, da Daiwa Capital Markets.

Acompanhe tudo sobre:empresas-de-tecnologiaHTCIndústria eletroeletrônicaLucroSmartphones

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades