Negócios

Lucro da GE caem com fraqueza em unidade financeira

Companhia teve lucro líquido de 3,69 bilhões de dólares no segundo trimestre, ou 0,36 dólar por ação

Lâmpadas da General Electric (GE): receita da companhia caiu 4 por cento, para 35,1 bilhões de dólares (Patrick T. Fallon/Bloomberg)

Lâmpadas da General Electric (GE): receita da companhia caiu 4 por cento, para 35,1 bilhões de dólares (Patrick T. Fallon/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2013 às 17h13.

A General Electric teve queda no lucro trimestral e na receita nesta sexta-feira, impactada pela fraqueza em sua unidade de finanças, mas anunciou aumento na carteira de pedidos, fazendo as ações subirem nas negociações pré-abertura do pregão dos Estados Unidos.

O lucro geral da companhia superou expectativas por uma estreita margem, com o conglomerado cortando custos e mantendo os pedidos para turbinas e outras máquinas industriais quase estáveis.

O resultado incluiu uma redução de 108 milhões dólares no valor do investimento feito pela GE no grupo EBX, do empresário Eike Batista, em 2012. O valor do investimento de 300 milhões de dólares sofreu baixa contábil para 192 milhões.

A redução correspondeu a um encargo de 1 centavo de dólar por ação no trimestre, afirmou o presidente-executivo da GE, Jeff Immelt.

A GE anunciou em maio do ano passado o investimento na EBX em troca por participação de 0,8 por cento no grupo. As ações da maior parte das companhias do empresário brasileiro despencaram neste ano em meio à desconfiança dos investidores sobre a execução de projetos e capacidade financeira do grupo.

A GE disse que sua carteira de pedidos, indicador de quanto trabalho tem recebido a partir de clientes, subiu 4 por cento globalmente e 20 por cento nos Estados Unidos, um salto que surpreendeu os investidores.

Já a receita da GE Capital caiu 3 por cento sobre o mesmo período do ano passado, com queda de 9 por cento nos lucros.

A GE, maior fabricante de motores para jatos no mundo, teve lucro líquido de 3,69 bilhões de dólares no segundo trimestre, ou 0,36 dólar por ação, a partir de 4,01 bilhões de dólares, ou 0,38 dólar por ação, de um ano antes.

Os analistas esperavam ganhos de 0,35 dólar por papel, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

A receita da companhia caiu 4 por cento, para 35,1 bilhões de dólares. Analistas estimavam receita de 35,56 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:BalançosEmpresasEmpresas americanasGE - General ElectricLucro

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades