Siderúrgica da CSN em Volta Redonda: vendas de aço cresceram 12 por cento ano a ano, para 1,58 milhão de toneladas, com o mercado interno absorvendo 74% do total (Douglas Engle/Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 6 de agosto de 2013 às 23h43.
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) teve um lucro líquido superior às estimativas do mercado no segundo trimestre, impulsionado por vendas maiores mercado doméstico.
O lucro líquido subiu para 502 milhões de reais entre abril e junho, informou a empresa nesta terça-feira, ante previsão média de cinco analistas consultados pela Reuters de lucro de 142 milhões de reais no período.
No mesmo trimestre do ano passado, a empresa teve prejuízo de 1,048 bilhão de reais, mas o resultado foi impactado por uma perda contábil relacionada à desvalorização das ações que possuía da rival Usiminas.
A receita líquida consolidada da CSN subiu 13,8 por cento no segundo trimestre ante o mesmo período de 2012, para 4,1 bilhões de reais, sendo que a receita no mercado interno subiu 22,6 por cento, enquanto a do mercado externo recuou 1,55 por cento.
As vendas de aço cresceram 12 por cento ano a ano, para 1,58 milhão de toneladas, com o mercado interno absorvendo 74 por cento do total.
A receita líquida do segmento de siderurgia foi de 3,1 bilhão de reais entre abril e junho, montante recorde, segundo a CSN. Um ano antes, a receita do segmento havia sido de 2,6 bilhões de reais.
Já as vendas de minério tiveram um recuo anual de 1 por cento, para 6,03 milhões de toneladas. Deste total, 97 por cento foi comercializado no mercado externo.
"O mercado transoceânico de minério de ferro foi impactado negativamente pelo menor ritmo das atividades industriais e de construção na China", disse a CSN, adicionando que os níveis de produção siderúrgica e altos estoques pressionaram os preços dos produtos siderúrgicos, com reflexo nos preços do minério.
Assim, a receita líquida do setor de minério recuou de 1,11 bilhão de reais no segundo trimestre de 2012 para 984 milhões de reais no mesmo período deste ano. Na comparação com os três primeiros meses do ano, no entanto, houve um aumento de 32 por cento.
Entre abril e junho, o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de 1,095 bilhão de reais, 18 por cento maior do que no segundo trimestre de 2012.
O Conselho de Administração aprovou nesta terça-feira o pagamento remuneração a acionistas no montante de 300 milhões de reais, em data a ser definida pela administração.