Negócios

Lucro da Basf ultrapassa projeção com demanda de autos

Demanda de montadoras por catalisadores, plásticos de alta tecnologia e espumas ajudaram a compensar o peso de um euro forte


	Unidade da Basf: lucro do terceiro trimestre antes de juros e impostos (Ebit), ajustado para itens não recorrentes, subiu 15 por cento para 1,69 bilhão de euros
 (GERMANO LUDERS)

Unidade da Basf: lucro do terceiro trimestre antes de juros e impostos (Ebit), ajustado para itens não recorrentes, subiu 15 por cento para 1,69 bilhão de euros (GERMANO LUDERS)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2013 às 07h44.

Frankfurt - O lucro trimestral da Basf, a maior companhia química do mundo em vendas, cresceu com mais força que o esperado conforme a demanda de montadoras por catalisadores, plásticos de alta tecnologia e espumas ajudaram a compensar o peso de um euro forte.

"O desempenho de nossos negócios foi robusto no terceiro trimestre", disse nesta sexta-feira o presidente-executivo Kurt Bock.

O lucro do terceiro trimestre antes de juros e impostos (Ebit), ajustado para itens não recorrentes, subiu 15 por cento para 1,69 bilhão de euros (2,35 bilhões de dólares), valor maior que a estimativa média de 1,63 bilhão de euros em uma pesquisa da Reuters com analistas.

Os mercados de carros novos na Europa, a região mais importante da Basf, cresceram 5,4 por cento em setembro, somente o terceiro ganho mensal nos últimos dois anos, fornecendo provas de que a demanda pode ter atingido o piso após baixas históricas não vistas em mais de 20 anos.

A Basf disse que apesar da incerteza econômica e de efeitos cambiais negativos a empresa ainda tinha como meta ultrapassar os níveis de 2012 de vendas e Ebit ajustado.

No terceiro trimestre, o euro foi negociado em relação ao dólar a uma cotação em média 6 por cento acima do que um ano antes, pesando sobre as vendas da Basf geradas na América do Norte e na Ásia, onde muitas moedas estão atreladas ao dólar norte-americano. Nesta sexta-feira, o euro foi negociado perto de seu valor mais alto em quase dois anos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasQuímica e petroquímicaLucroEmpresas alemãsBasfBalanços

Mais de Negócios

Parceria entre gigantes do Sul amplia a produtividade logística em 20%

Conheça a artesã que criou uma rede de empoderamento feminino no Piauí

De falido a bilionário: como ele transformou US$ 5.000 em um império global

Como o CPV foi de cursinho ‘improvisado’ a gigante da educação – e agora mira novo prédio em SP