Negócios

Lucro da Allianz supera previsões apesar de problemas

Allianz disse que investidores retiraram mais de 20 bilhões de euros da Pimco, unidade de investimentos nos Estados Unidos, no segundo trimestre


	Allianz: apesar das dificuldades nos EUA, empresa espera bater meta de lucro
 (Yuriko Nakao/Reuters)

Allianz: apesar das dificuldades nos EUA, empresa espera bater meta de lucro (Yuriko Nakao/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2014 às 08h21.

Frankfurt - Os problemas na unidade de investimentos da Allianz nos Estados Unidos, a Pimco, persistiram no segundo trimestre, diante da diminuição de recursos de clientes e a queda da eficiência, o que representa um desafio para a maior seguradora da Europa, embora o grupo permaneça a caminho de obter lucro recorde em 2014.

A Allianz disse nesta sexta-feira que investidores retiraram mais de 20 bilhões de euros (26,8 bilhões de dólares) da Pimco no segundo trimestre, o que lança uma sombra sobre os resultados de sua divisão de seguros que superaram até mesmo a maior das previsões de analistas.

O lucro operacional do grupo de 2,8 bilhões de euros no trimestre deixa a Allianz a mais de meio caminho andado em direção à meta de 10 bilhões de euros, com margem de erro de 500 milhões para cima ou para baixo, no ano.

"Esperamos que a faixa superior da meta seja atingida", disse o presidente-executivo da Allianz, Michael Diekmann, em comunicado.

Investidores têm retirado dinheiro do fundo Total Return Fund, da Pimco, maior fundo de bônus do mundo, devido a uma performance em enfraquecimento e para se posicionar para um aumento das taxas de juros nos Estados Unidos.

O fundo, administrado pelo fundador da Pimco, Bill Gross, teve seu décimo quinto mês seguido de retirada de recursos de investidores em julho, apesar da melhora da performance. No entanto, a Allianz disse que o ritmo de saída de recursos diminuiu.

O lucro operacional da divisão de gestão de ativos do grupo, que inclui a Pimco e a gestora de menor porte Allianz Global Investors, caiu 16% para 675 milhões de euros e foi a única divisão a sofrer no trimestre.

No segundo trimestre, a Allianz teve avanço de 10,5% no lucro líquido, para 1,76 bilhão de euro, superando a previsão mais otimista de analistas de 1,66 bilhão de euros, segundo pesquisa Reuters.

Acompanhe tudo sobre:AllianzEmpresasEmpresas alemãsgestao-de-negociosLucroPimcoResultadosetor-de-seguros

Mais de Negócios

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira

A força do afroempreendedorismo

Mitsubishi Cup celebra 25 anos fazendo do rally um estilo de vida

Toyota investe R$ 160 milhões em novo centro de distribuição logístico e amplia operação