Negócios

Alcatel-Lucent planeja demitir 10 mil funcionários

Fabricante planeja reduzir sua equipe como parte de um plano de corte de custos para economizar 1 bilhão de euros até 2015


	Funcionário da Alcatel-Lucent: grupo, que emprega 72 mil funcionários em todo o mundo, vai cortar 15 mil postos, mas criará outros 5 mil
 (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

Funcionário da Alcatel-Lucent: grupo, que emprega 72 mil funcionários em todo o mundo, vai cortar 15 mil postos, mas criará outros 5 mil (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2013 às 17h07.

Paris - A fabricante de equipamentos de telecomunicações Alcatel-Lucent planeja reduzir sua equipe em 10 mil pessoas como parte de um plano de corte de custos para economizar 1 bilhão de euros (1,4 bilhão de dólares) até 2015, informaram os sites dos jornais Les Echos e Le Figaro nesta segunda-feira.

O grupo, que emprega 72 mil funcionários em todo o mundo, vai cortar 15 mil postos, mas criará outros 5 mil, segundo os jornais.

A empresa quer um saldo de 900 empregos a menos na França, ou 10 por cento da força de trabalho doméstica, também planejando fechar unidades em Rennes e Toulouse, e vender unidades em Eu e Ormes, afirmou o Les Echos.

O Le Figaro disse que os cortes atingiriam todas as regiões, com 4.100 demissões na Europa, Oriente Médio e África, outras 3.800 na Ásia e 2.100 nas Américas.

Uma porta-voz da Alcatel-Lucent não quis comentar o assunto.

Os cortes seriam parte de um esforço de Michel Combes, que assumiu o comando da Alcatel-Lucent em abril, para dinamizar a empresa e fazê-la se concentrar em menos produtos, de modo a reverter os prejuízos.

O grupo, que compete com as rivais de maior porte Ericsson, da Suécia, Huawei , da China, e Nokia, da Finlândia, registrou cinco trimestres consecutivos de prejuízos líquidos.

No ano passado, a empresa teve prejuízo de 1,2 bilhão euros, o maior desde 2008, em grande parte por uma baixa contábil em sua unidade móvel e pelos custos de reestruturação de um plano anterior, que previa a demissão de 5 mil trabalhadores.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiagestao-de-negociosEmpresas francesasDemissõesDesempregoCortes de custo empresariaisAlcatel

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett