Negócios

Loja vende doce inspirado em metanfetamina de Breaking Bad

O doce azul da loja inglesa, sabor menta, tem feito sucesso, mas também recebeu críticas por "banalizar o uso das drogas"

Doce da loja Firebox inspirado no seriado americano Breaking Bad (Divulgação)

Doce da loja Firebox inspirado no seriado americano Breaking Bad (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2013 às 15h55.

São Paulo - A loja online Firebox, do Reino Unido, começou a vender um doce inspirado na metanfetamina azul da série Breaking Bad. Mas, desde então, tem sofrido acusações por “banalizar o uso das drogas”.

Na página, a loja afirma que o doce “Blue Sky Candy” é feito de menta. O saco de bala com 130 gramas e "99.1% de pureza" custa aproximadamente 30 reais. A descrição do produto ainda brinca e diz que o doce é altamente viciante, mas alerta: "isto não é metanfetamina de verdade".

A brincadeira não tem agradado todo mundo. Um porta-voz da Cranstoun, instituição de caridade contra as drogas, acusou a varejista pela "banalização" da metanfetamina, uma droga considerada altamente viciante por estimular o cérebro e o sistema nervoso. Em entrevista ao portal The Sun, afirmou ainda que a atitude da loja é, no mínimo, irresponsável.

A metanfetamina pode incluir em sua fórmula alguns produtos químicos comuns, como substâncias extraídas de baterias e combustíveis. Ao contrário da droga, o “Blue Sky Candy” inclui em sua receita açúcar, glicose, óleo de hortelã-pimenta e corante.

A série - Sucesso entre brasileiros, Breaking Bad conta a história de Walter White (Bryan Cranston), um professor de química que descobre sofrer de câncer de pulmão. É quando resolve fazer uma parceria com seu ex-aluno Jesse Pinkman (Aaron Paul) para vender drogas e garantir o futuro de sua família quando morrer.

Walt, conhecido entre os cartéis de drogas como Heinsenberg, passa então a usar todo seu conhecimento de química para produzir metanfetamina. Ao longo das temporadas, Walt se transforma em um anti-herói e fica cada vez mais envolvido com a produção e tráfico de drogas.

Muitos fãs da série Breaking Bad tinham curiosidade de saber do que é realmente feita a metanfetamina azul usada nas gravações. Para saciar essa curiosidade, a própria produção do seriado já havia divulgado que, na verdade, a droga cenográfica também é um doce.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosConsumoestrategias-de-marketingEuropaPaíses ricosReino UnidoTrigo

Mais de Negócios

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões