Cartaz de procura de "El Chapo": Ele não é o único 'ilegal' que já apareceu no ranking da publicação (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 28 de março de 2011 às 19h20.
São Paulo - Pela terceira vez seguida a Forbes incluiu entre os bilionários o traficantes mexicano Joaquim Guzman Loera. Com um patrimônio de exato 1 bilhão de dólares, Loera (conhecido como “El Chapo”) é o 11ª homem mais rico no país do bilionário Carlos Slim, e ocupa o 1.140 lugar no ranking geral – posição que reúne os cerca de 60 últimos colocados.
Ele também figura na lista da Forbes de pessoas mais poderosas do mundo, na 60ª posição entre 68. Loera é apontado como líder do cartel Sinaloa, responsável por cerca de 25% do tráfico de drogas entre o México e os Estados Unidos.
A Forbes já foi criticada por incluí-lo na lista anual, isso é visto por alguns como uma forma de glorificar atividades ilegais. Mas “El Chapo” não é o primeiro ilegal a figurar no ranking de bilionários. Pablo Escobar já marcou seu lugar em 1989. Na lista dos americanos mais ricos (Forbes 400) já figurou o gangster Meyer Lansky, em 1982. Isso sem contar alguns empresários e herdeiros americanos acusados em escândalos corporativos – e até em assassinatos.