Negócios

Latam reduz operações em 95% em abril em meio ao coronavírus

No Brasil, a Latam Airlines Brasil continuará voando para 39 destinos com frequências reduzidas, conectando

Latam: medidas serão avaliadas de forma contínua, com base nas restrições de viagem nos diferentes países (Ivan Alvarado/Reuters)

Latam: medidas serão avaliadas de forma contínua, com base nas restrições de viagem nos diferentes países (Ivan Alvarado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de abril de 2020 às 11h15.

Última atualização em 2 de abril de 2020 às 15h13.

A Latam Airlines e suas subsidiárias anunciaram, nesta quinta-feira, a redução de suas operações em 95% durante o mês de abril de 2020, devido ao fechamento de fronteiras e à baixa demanda, causados pela pandemia do coronavírus.

As medidas serão avaliadas de forma contínua, com base nas restrições de viagem nos diferentes países, bem como na demanda", afirmou a empresa, em nota.

No Brasil, a Latam Airlines Brasil continuará voando para 39 destinos com frequências reduzidas, conectando com seus hubs (centros de conexão) em São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Brasília e Fortaleza.

No Chile, o grupo irá manter frequências reduzidas a 13 de seus 16 destinos domésticos, suspendendo temporariamente voos para Rapa Nui, Castro e Osorno. As operações domésticas das subsidiárias da Latam no Peru, Argentina, Colômbia e Equador permanecem suspensas devido às restrições governamentais dos países.

Nas rotas internacionais, o grupo apontou que vai operar frequências limitadas respectivamente entre Santiago e São Paulo de Santiago para Miami e Los Angeles, bem como voos de São Paulo para Miami e Nova York.

Cargas

A operação das subsidiárias da Latam Cargo não foi limitada por fechamento de fronteiras e restrições de viagem. "Para dar suporte às exportações e importações e o transporte de bens essenciais na América Latina, o Grupo LATAM Airlines está aumentando a capacidade (em toneladas por quilômetro disponível - ATK) em mais de 15% em sua frota cargueira. Isso inclui um aumento de 21 para 26 voos semanais entre a América do Sul e os Estados Unidos, uma ampliação de 20% em operações de carga entre a América do Sul e a Europa, bem como a operação de aeronaves de passageiros para voos exclusivamente de carga".

Nova direção

A empresa lembrou ainda que Roberto Alvo assumiu o papel de CEO do Grupo Latam Airlines em 1º de abril. Da mesma forma, o ex-CEO Enrique Cueto, foi nomeado pelo Conselho Administrativo como novo membro do conselho, em substituição a Juan José Cueto, que efetivou sua renúncia ontem. Na próxima Assembleia Geral Ordinária de Acionistas, o novo Conselho Administrativo deverá ser eleito e renovado.

Acompanhe tudo sobre:AviõesLatamCoronavírus

Mais de Negócios

Get in the Ring 2025: inscrições abertas para o duelo de startups no ringue

Aço Gerdau está presente na maior rampa de skate do mundo, em Porto Alegre

Quatro empreendedores que provam que um negócio de sucesso pode nascer do fracasso

Tufão Ragasa leva seguradoras chinesas a reforçar prevenção de riscos com tecnologia