Obra da Gafisa em São Paulo: no ano, o valor chegou a 1,01 bilhão de reais, um recuo de 47 por cento ante o primeiro semestre de 2011 (Alexandre Battibugli/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de julho de 2012 às 20h58.
Rio de Janeiro - Os lançamentos da Gafisa no segundo trimestre alcançaram 546,5 milhões de reais, queda de 60 por cento ante o mesmo período de 2011, informou a incorporadora nesta segunda-feira.
Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, os lançamentos da empresa registraram um aumento de 18 por cento.
No ano, o valor chegou a 1,01 bilhão de reais, um recuo de 47 por cento ante o primeiro semestre de 2011, e é correspondente a 34 por cento do ponto médio do guidance para o ano, de 2,7 bilhões a 3,3 bilhões de reais.
Segundo a companhia, o recuo é justificado "pela implementação da estratégia de turnaround, com redução da atuação geográfica da marca Gafisa e interrupção dos lançamentos da marca Tenda, com foco em execução e repasse", disse em comunicado.
A empresa lançou 11 projetos ou fases de projetos no primeiro semestre. A marca Gafisa foi responsável por 67 por cento do total e a AlphaVille pelos 33 por cento restantes.
Não foram lançados empreendimentos da Tenda no primeiro semestre. "Durante o ano de 2012, Tenda não deve representar mais do que 10 por cento do guidance médio de lançamentos para o período", informou a Gafisa.
A empresa disse, ainda, que está gerando caixa proveninente do core business das operações do Grupo e concluiu a revenda de 62 por cento das unidades canceladas de Tenda dentro do primeiro semestre.
As vendas do período foram de 630,3 milhões de reais, queda de 45 por cento ante o mesmo período do ano passado, disse a companhia. Na comparação com o trimestre anterior, foi verificado um aumento de 54 por cento.
No segundo trimestre, o estoque consolidado a valor de mercado foi reduzido em 222 milhões de reais, atingindo 3,3 bilhões de reais, comparado aos 3,5 bilhões de reais registrados ao final do do primeiro trimestre de 2012.
Caixa
O Grupo Gafisa encerrou o segundo trimestre com aproximadamente 1,02 bilhão de reais em caixa e equivalentes de caixa, ante 947,1 milhões de reais registrados no final do primeiro trimestre.
A dívida líquida preliminar caiu de 3,32 bilhões de reais no final do primeiro trimestre para 3,17 bilhões ao final de junho.
A geração de caixa livre consolidado preliminar foi positiva em aproximadamente 150 milhões de reais no segundo trimestre.