Negócios

KLM faz acordo com Cade sobre suposto cartel em cargas

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou acordo com o grupo Air France-KLM para encerrar prática anti-competitiva no setor de transporte de cargas


	As duas empresas terão de pagar cerca de 14 milhões de reais ao sistema brasileiro de defesa da concorrência a título de "contribuição pecuniária"
 (Philipp Guelland/AFP)

As duas empresas terão de pagar cerca de 14 milhões de reais ao sistema brasileiro de defesa da concorrência a título de "contribuição pecuniária" (Philipp Guelland/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2013 às 12h07.

Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira acordo com o grupo Air France-KLM para encerrar prática anti-competitiva no setor de transporte de cargas.

As duas empresas terão de pagar cerca de 14 milhões de reais ao sistema brasileiro de defesa da concorrência a título de "contribuição pecuniária".

Segundo o relator do caso, conselheiro Ricardo Ruiz, as partes "confessaram acordos e trocas de informações sensíveis para a definição do valor e do adicional de combustível, que é relevante para a formação do preço de carga aérea".

O caso do suposto cartel no mercado de cargas aéreas começou a ser analisado pelo Cade em 2006 e envolve ainda outras seis empresas. O julgamento não tem data definida para ocorrer.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasVeículosAviaçãocompanhias-aereasEmpresas francesasTransportesAviõesAir FranceCade

Mais de Negócios

SC ultrapassa RS em faturamento de empresas de tecnologia, diz pesquisa lançada no Startup Summit

Quais são os maiores supermercados de Santa Catarina? Veja ranking e faturamento

MrBeast conquistou a atenção do mundo na internet. O próximo desafio? Se tornar lucrativo

Maldição? Labubu movimenta mercado bilionário, mas pode ter mesmo fim de febre dos anos 90