EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 7 de fevereiro de 2011 às 19h45.
A Kia Motors anunciou nesta segunda-feira (23/10) a construção de sua primeira montadora de veículos no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. Com planos de expandir suas vendas na América do Norte, a Kia pretende gastar 1 bilhão de dólares e espera produzir 300 000 veículos por ano, quando atingir sua capacidade máxima. A montadora também está construindo escritórios corporativos na Califórnia.
De acordo com o americano The Wall Street Journal, a fábrica, com previsão de abertura em 2009, vai empregar 2 500 pessoas. O vice-presidente da divisão americana não comentou quais carros serão produzidos na nova instalação, mas afirmou o interesse da companhia nas tendências de vendas de carros pequenos.
"A construção da fábrica dos Estados Unidos vai servir como um impulso para que a Kia se torne verdadeiramente uma montadora mundial", afirma Chung Mong Koo, presidente da Hyundai Motor. A Kia é afiliada à Hyundai.
A Hyundai e a Kia têm ainda pouca atuação nos Estados Unidos, mas eles têm ganhado posição no mercado. Nos primeiros nove meses de 2006, suas vendas combinadas subiram 2,7% e a montadora espera duplicar os resultados nos próximos quatro anos. As vendas globais da Kia no ano passado somaram 1,1 milhão de veículos.
Enquanto a General Motors e a Ford estão em processo de fechamento de fábricas e lutando para reduzir a capacidade de produção, a Kia está entrando na lista de competidores estrangeiros que abrem montadoras no sul do país, pressionando as vantagens de custo, como a fraca presença de trabalho sindical. A chegada da Kia na Georgia veio como boa notícia no estado onde as duas montadoras americanas fecharam suas fábricas para cortar gastos. A montadora da Kia também servirá de base de exportação para a América Latina.