EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 25 de janeiro de 2012 às 16h16.
A Kepler Weber inaugurou nesta sexta-feira (19/11) uma nova fábrica de sistemas para armazenagem de grãos, com investimento de 35 milhões de dólares. Segundo a empresa, a unidade construída em Campo Grande (MS), com área total construída de 33 mil metros quadrados, a torna a maior fabricante mundial neste segmento. "O produtor hoje não quer apenas silos metálicos, ele quer um sistema completo que inclui controle de umidade, módulo de limpeza e silos com aeração", diz Othon de Abreu, presidente da Kepler Weber. Com a entrada em operação da nova planta, e somando a produção da fábrica em Panambi (RS), o grupo vai processar 100 mil toneladas de aço por ano, dobrando sua capacidade.
Abreu afirma que a escolha por Campo Grande é natural. "Embora o Rio Grande do Sul e o Paraná continuem importantes, a nova fronteira agrícola do Centro Oeste possui a maior área para plantio sem limitações de água ou prejuízos ecológicos", diz o executivo. Com cerca de um terço da produção brasileira de grãos e perspectivas de forte crescimento, a região também é estratégica pela localização. Quando sair do papel o corredor para o Pacífico, uma das iniciativas para integração de infra-estrutura na América do Sul, o complexo industrial estará às margens da rodovia BR-262, um dos trechos da nova alternativa de escoamento da produção.
A Kepler Weber deve crescer entre 15% e 18% neste ano sobre um faturamento de 361 milhões de reais apurado em 2003. Segundo Abreu, a área de sistemas de armazenagem responde por cerca de metade da receita.
O grupo possui 65% do mercado brasileiro de armazenagem, 36% do argentino, 70% do chileno e 90% do uruguaio e fornece para Turquia, Emirados Árabes, China e países africanos.