Negócios

Jornais americanos apresentam resultados trimestrais divergentes

Instabilidade do mercado publicitário levou publicações a adotar estratégias distintas, o que gerou números conflitantes

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Três dos maiores grupos jornalísticos dos Estados Unidos divulgaram resultados conflitantes em relação ao segundo trimestre. Diante da queda do número de exemplares vendidos e da instabilidade do mercado publicitário, os grupos adotaram estratégias distintas, o que resultou em desempenhos contraditórios, de acordo com o americano The Wall Street Journal.

Proprietário dos jornais Los Angeles Times, Chicago Tribune e Long Island s Newsday, o grupo Tribune, sediado em Chicago, optou por cortar gastos. A medida compensou a queda de 2,3% das receitas, que recuaram de 1,5 bilhão de dólares, no segundo trimestre do ano passado, para 1,46 bilhão. Apesar do faturamento menor, o lucro líquido mais do que dobrou, de 96,4 milhões de dólares para 233,4 milhões, na mesma comparação.

De acordo com Scott Smith, diretor do Tribune, as receitas de publicidade aumentaram 1% no trimestre, o que representou "um progresso significativo" em um ambiente de instabilidade do mercado anunciante. O segmento de entretenimento e broadcasting do grupo, que opera 26 estações de TV, por exemplo, enfrentaram um recuo de 9% em suas receitas, para 335 milhões de dólares.

Já o Knight Ridder, detentor de 31 títulos e segundo maior grupo de jornais dos Estados Unidos, declarou que seu lucro líquido caiu 14% no trimestre, para 74,4 milhões de dólares, contra 86,3 milhões em igual período do ano passado. O faturamento da companhia, porém, aumentou de 760,2 milhões para 761,5 milhões de dólares na mesma comparação.

O terceiro grupo a divulgar seus resultados nesta sexta-feira (15/7) foi o McClatchy, responsável pelo Star Tribune, que circula na Califórnia. Seu lucro líquido cresceu 10%, para 44,2 milhões de dólares um ritmo mais acentuado que o incremento de 2,2% das receitas, que somaram 302,8 milhões.

Em comum, os três grupos jornalísticos viram suas receitas de circulação (venda em bancas e assinatura) caírem. Para o Tribune, o recuo foi de 9,1%, para 149,9 milhões de dólares. O Knight Ridder s registrou queda de 3%, para 132,3 milhões. Já o McClatchy obteve 41 milhões 2,2% menos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

A kombucha de bilhão: gigante americano compra marca de bebidas saudáveis por R$ 2,6 bi

Quando Trump fala, o CFO se mexe: você sabe calcular o impacto de uma tarifa no seu produto?

Como empresa chinesa se endividou comprando terrenos e vendendo para pagar dívidas antigas

Este gaúcho fatura R$ 4 bilhões com 'cacetinho' — e acaba de virar dono da Arena do Grêmio