Negócios

Jorge Gerdau deixa o comando do conselho da Gerdau

Germano, Klaus e Frederico Gerdau Johannpeter também deixam conselho. Todos farão parte de um recém-criado conselho consultivo


	O empresário Jorge Gerdau: agora, ele fará parte do conselho consultivo da empresa da família
 (Germano Lüders/EXAME.com)

O empresário Jorge Gerdau: agora, ele fará parte do conselho consultivo da empresa da família (Germano Lüders/EXAME.com)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 27 de março de 2015 às 11h47.

São Paulo – Jorge Gerdau, de 76 anos, um dos ícones do empresariado nacional, deixará a presidência do conselho de administração da Gerdau no fim de abril.

O anúncio, feito pela companhia por meio de um comunicado oficial, marca uma nova etapa de sucessão da família Gerdau Johannpeter na governança dos negócios.

Além dele, Germano, Klaus e Frederico Gerdau Johannpeter, vice-presidentes do conselho, também deixarão os cargos.

Os novos membros deverão ser nomeados por uma assembleia geral marcada para 28 e 29 de abril.

Os três irão, agora, fazer parte de um recém-criado conselho consultivo, presidido por Jorge, com o intuito de compartilhar experiências e ajudar em estratégias.

As ações das Metalúrgica Gerdau e da Gerdau, ambas listas em bolsa, registram queda desde a abertura do mercado hoje. 

A proposta da nova composição dos conselhos incluirá a nova geração da família com André e Cláudio Gerdau Johannpeter como co-presidentes e Richard Gerdau Johannpeter como conselheiro.

Affonso Celso Pastores e Oscar de Paula Bernardes seriam mantidos. Expedito Luz, antes secretário geral, também faria parte da cúpula.

Melhor reputação

Jorge Gerdau foi eleito o empresário de melhor reputação do país em 2014, segundo pesquisa da consultoria europeia Merco.

Quando assumiu o negócio da família, na década de 80, o empresário tinha a missão de perpetuar a empresa que começou com uma pequena fábrica de pregos, em Porto Alegre.

Com o tempo, fez muito além: transformou a Gerdau na principal produtora de aço do Brasil, com presença em 14 países e mais de 45.000 funcionários.

O empresário também preside, desde o início do mandato de Dilma Rousseff, a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do governo.

Acompanhe tudo sobre:Bilionários brasileirosConselhos de administraçãoEmpresáriosEmpresasEmpresas brasileirasGerdaugestao-de-negociosJorge GerdauPersonalidadesSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicas

Mais de Negócios

Jovem de 29 anos de um bairro pobre de Londres ficou milionário ao vender sua empresa de marketing

Empresário falido de 39 anos ficou milionário vendendo pedras como animais de estimação

Brasil tem mais de 43 mil rótulos de cerveja; versões sem álcool crescem 537%

Esta empresa mineira perdeu tudo num incêndio e mesmo assim cresceu 1.999%