Rebanho de gado: parceria com o Bertin já rendeu R$ 485 milhões em sinergias com o JBS (Leonardo Colosso)
Da Redação
Publicado em 6 de abril de 2011 às 13h18.
São Paulo - Após a aquisição da operação de carnes do Bertin, o JBS projetou sinergias de 485 milhões de reais. Desse total, 70% foram capturados em 2010. Os 150 milhões de reais restantes deverão ser absorvidos em 2011, segundo Jeremiah O'Callaghan diretor de relações com investidores da JBS.
A empresa já havia anunciado, em março, investimentos um pouco inferiores ao 1,4 bilhão de reais investido em 2010. A divisão desse total entre as diferentes operações da empresa segue a do ano anterior - de cerca de 2% da receita de cada.
A JBS espera um faturamento de 40 bilhões de dólares para esse ano. Desse total, 28 bilhões de dólares virão da receita dos Estados Unidos.
Perdas
No ano passado, a empresa registrou um prejuízo líquido consolidado de 264 milhões de reais. As perdas foram causadas pelo pagamento de uma multa aos debenturistas que apoiaram a emissão de debêntures conversíveis em ações nos Estados Unidos – sobretudo, o BNDES.
As debêntures foram lançadas para bancar a compra da Pilgrim’s Pride, uma das maiores processadoras de aves dos Estados Unidos – uma aquisição de 2,8 bilhões de dólares, anunciada no final de 2009.
O compromisso com o BNDES e demais debenturistas era que, em troca da subscrição das debêntures, a JBS faria a abertura de capital de sua subsidiária americana ainda no ano passado. O plano, porém, não vingou – e a multa paga foi de cerca de 300 milhões de dólares. Descontado esse pagamento, o lucro líquido da empresa foi de 280 milhões de reais, segundo a empresa.