EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
SÃO PAULO (Reuters) - A JBS, líder global em carne, vai adiar oferta pública de ações da JBS USA, que pretendia levantar 2 bilhões de dólares, segundo comunicado da empresa divulgado na noite de quinta-feira.
O IPO da JBS USA, que estava previsto para ocorrer em janeiro, tinha como objetivo original financiar um plano da empresa de ampliar suas operações de distribuição no mundo.
A empresa anunciou a intenção de realizar a oferta de ações da JBS USA em meados do ano passado, mas teve de reenviar o plano à SEC (órgão regulador de mercados dos EUA) após a compra, em setembro, da norte-americana Pilgrim's Pride, que atua no segmento de carne de frango.
Na mesma oportunidade, a JBS comprou a brasileira Bertin, uma das maiores companhias de carne bovina do Brasil.
Em dezembro, o BNDESPar aprovou investimento de 2 bilhões de dólares na JBS por meio da subscrição de debêntures conversíveis em ações da JBS USA.
No ano passado, a processadora de carne bovina dos EUA National Beef, concorrente da JBS, também adiou sua oferta pública de ações, citando a fraqueza no mercado de IPOs. A empresa tinha o objetivo de levantar 276 milhões de dólares.