Negócios

JBS acusa sócio italiano de alterar origem da carne

Cremonini teria vendido gado criado na França e na Irlanda como italiano para obter vantagens comerciais

Gado do JBS: novela com Cremonini ainda não chegou ao fim (.)

Gado do JBS: novela com Cremonini ainda não chegou ao fim (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - A disputa entre o grupo brasileiro JBS e o sócio de sua operação na Itália, a Cremonini, agora inclui acusações de "maquiagem" de origem da carne. Segundo o presidente do Conselho da joint venture (associação) Inalca JBS, Marco Bicchieri, documentos mostrariam que a Cremonini teria vendido gado criado na França e na Irlanda como italiano para obter vantagens comerciais. Ele diz que o caso foi encaminhado à Justiça da Itália em agosto.

O caso é mais um capítulo em uma relação conturbada: o frigorífico JBS diz que, desde que comprou 50% da operação da Inalca, há quase três anos, não tem acesso a documentos que comprovem a veracidade dos dados apresentados no balanço.

O conflito já se transformou em disputas travadas na Justiça italiana e também em órgãos internacionais. O JBS já considera dissolver a sociedade com a Cremonini. Além de mais acesso a informações financeiras, o grupo exige a demissão dos dois atuais principais executivos da Inalca.

Para o grupo brasileiro, os números relativos ao Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) mostram uma evolução anômala do resultado, quando se considera a difícil situação atual do mercado europeu: no primeiro semestre de 2009, o Ebitda da Inalca JBS ficou em 24,4 milhões; em igual período deste ano, saltou para 48 milhões.

Bicchieri explica que, dependendo do resultado anual, o negócio pode receber um bônus de 65 milhões do JBS. "O pagamento não é questionado. Mas a gente quer ter conhecimento de como o balanço é apurado. Faz três anos que estamos pedindo isso"”, diz.

Enquanto o grupo brasileiro reclama da falta de informações sobre as finanças da companhia, a Cremonini conseguiu autorização judicial para destituir os três membros do Conselho de Administração indicados pelo JBS. A parte brasileira da associação tenta agora reverter a medida. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

Leia mais notícias sobre o JBS

Acompanhe as notícias de Negócios do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Empresas abertasEmpresas brasileirasJBSCarnes e derivadosPaíses ricosEuropaItáliaPiigsAgronegócioAgropecuáriaacordos-empresariaisJoint-ventures

Mais de Negócios

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda

Quais são os 10 parques de diversão mais visitados da América Latina — 2 deles são brasileiros