EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.
O governo do Japão vai investigar relatos de aceleração súbita dos veículos da Toyota, informou hoje o ministério de Transportes do país. A empresa já é investigada criminalmente nos Estados Unidos, inclusive pela Securities and Exchange Commission (SEC, a equivalente norte-americana da CVM brasileira).
O anúncio ocorre horas antes de o presidente da montadora, Akio Toyoda, comparecer a uma audiência no Congresso dos EUA, para falar sobre o recall. No texto preparado para o testemunho, divulgado ontem, Toyoda admite que a ascensão "rápida demais" da companhia para o posto de número um do mundo resultou na redução de seus padrões. Toyoda também expressou pesar e pediu desculpas aos clientes da empresa.
O primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, disse esperar que Toyoda use a audiência, marcada para as 13 horas (de Brasília) de hoje, como uma forma de tentar reconquistar a confiança dos consumidores. "Ele deve agir de modo sincero e de boa fé durante a audiência", disse Hatoyama. "Se o fizer, acredito que é bastante possível que a Toyota recupere gradualmente a confiança do público, sem fazer desta questão um importante problema econômico entre o Japão e os EUA."
As informações são da Dow Jones