Negócios

Japão abre caminho para nacionalização da Tepco

O governo aprovou as propostas de esforços da empresa em troca de ajuda estatal para indenizar as vítimas do desastre e evitar a falência do grupo

Naomi Hirose, o novo presidente da Tepco, em uma coletiva de imprensa em 8 de maio de 2012 em Tóquio
 (Yoshikazu Tsuno/AFP)

Naomi Hirose, o novo presidente da Tepco, em uma coletiva de imprensa em 8 de maio de 2012 em Tóquio (Yoshikazu Tsuno/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2012 às 09h58.

Tóquio - O governo japonês aprovou nesta quarta-feira o plano financeiro proposto pela Tokio Electric Power (Tepco), que viu suas contas no vermelho após o acidente nuclear de Fukushima, o primeiro passo para uma nacionalização de fato da empresa.

O governo de Yoshihiko Noda aprovou as propostas de esforços financeiros que a empresa se compromete a cumprir, em troca de uma nova ajuda estatal para indenizar as vítimas do desastre e evitar a falência do grupo.

A Tepco está em uma situação muito delicada, com finanças devastadas pelas consequências da catástrofe de Fukushima, o pior acidente nuclear desde Chernobyl (Ucrânia) em 1986.

A empresa já recebeu o aval do Estado para avanços substanciais de 1,6 trilhão de ienes (20 bilhões de dólares) para distribuir às vítimas.

A Tepco apresentou recentemente às autoridades uma nova versão do plano financeiro a 10 anos, reforçando as promessas para beneficiar-se de uma ajuda mais importante que permita pagar as contas dos combustíveis, em consequência da reativação das centrais térmicas para compensar o fechamento de seus 17 reatores nucleares.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEmpresasEstatizaçãoJapãoPaíses ricosPrejuízoTepco

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares