Segundo Sérgio Habib da SHC, importadora dos carros da montadora chinesa, a JAC Motors espera atingir participação de 3% no mercado brasileiro até o fim de 2012 (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 1 de agosto de 2011 às 19h15.
São Paulo - A JAC Motors e a SHC, importadora dos carros da montadora chinesa, planejam investir US$ 600 milhões para construir uma fábrica no Brasil. A unidade, projetada para produzir 100 mil veículos por ano, deve começar a operar em 2014, segundo o presidente da SHC, Sérgio Habib. De acordo com ele, a importadora vai responder por mais da metade do investimento necessário.
Habib disse que a JAC Motors espera atingir participação de 3% no mercado brasileiro até o fim de 2012. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a JAC vendeu 10.073 unidades no País até o dia 15 de julho. A companhia ficou no 13º lugar entre as montadores, com uma participação de 0,7% no mercado, que deve atingir a marca de 3,7 milhões de veículos este ano.
Em maio, Habib havia dito para a agência Dow Jones que após a JAC atingir a marca de 100 mil veículos no Brasil, a logística de importação se tornará muito complicada e seria mais eficiente montar os carros no País. "Sem dúvida, nós perderíamos parte da nossa vantagem competitiva, pois teríamos os mesmos custos" que fabricantes locais, comentou na época.
A JAC será mais uma montadora asiática a construir uma fábrica no Brasil. No mês passado, a Chery Automobile lançou a pedra fundamental da sua fábrica no País. Em fevereiro, a Hyundai também começou a construção de uma planta de US$ 600 milhões. A Nissan e a Honda também já anunciaram novos investimentos no Brasil, que é o quarto maior mercado de carros do mundo. As informações são da Dow Jones.