Itaú Unibanco: em 2010, a instituição ainda pretende inaugurar um total de 150 novas agências (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
São Paulo - O Itaú Unibanco pretende concluir a transformação das agências Unibanco em unidades do Itaú em meados de novembro de 2010. Desde abril e maio desse ano, o ritmo de transformações das agências é de cerca de 120 unidades por mês. E esse foi apontado pelo banco como um dos fatores que levaram ao aumento das despesas da instituição no segundo trimestre de 2010.
Em 2009, foram feitas cerca de 50 migrações de agências, como teste. Não é apenas uma mudança de sistemas, mas as unidades também estão sendo reformadas, segundo a instituição. O quarto trimestre de 2010 ainda vai sofrer esse impacto de transformação das agências, segundo o banco. Em 2010, a instituição ainda pretende inaugurar um total de 150 novas agências.
Os ganhos com as sinergias da fusão serão completamente sentidos nos balanços de 2012, segundo Alfredo Egydio Setubal, diretor de relações com investidores da instituição, em teleconferência de resultados realizada hoje (4/8) (leia mais sobre a teleconferência). Apesar de a conclusão da integração das agências estar prevista para este ano, em 2011 ainda será realizada - e sentida nos resultados - a integração de sistemas, segundo o diretor.
Aumento de despesas
O Itaú Unibanco apresentou lucro recorde para o semestre - o lucro líquido recorrente foi de cerca de 6,5 bilhões de reais, equivalente a um crescimento de 29,6% sobre o mesmo período de 2009. Mesmo assim, os analistas mostraram-se preocupados com os aumentos nas despesas. Uma vez que as despesas não recorrentes de juros cresceram 4,4% no primeiro semestre sobre o mesmo período de 2009 - o valor está dentro das projeções da instituição o ano.
O banco alega que, excluindo-se as despesas com a migração de pontos de venda do Unibanco, com a abertura de novos pontos de venda e da Redecard e Porto Seguro, ocorreu uma redução de 0,6% do total gasto em comparação com o primeiro semestre de 2009.
As despesas não decorrentes de juros cresceram 12,6% entre o primeiro trimestre de 2010 e o segundo. O banco alega que, no primeiro trimestre, as despesas geralmente são mais baixas e nesse ano especificamente o segundo trimestre registrou os gastos com publicidade da Copa do Mundo, além da contratação de quase 2.000 funcionários. Segundo a empresa, cerca de 100 milhões de reais foram gastos com a veiculação de campanhas na Copa do Mundo.
Leia mais sobre Itaú Unibanco