Negócios

Itaú Unibanco investe em crédito para pequenas e médias empresas

Apesar do aumento da carteira de crédito, taxa de inadimplência recua no trimestre

Agência do Itaú:  O patrimônio líquido do Itaú Unibanco encerrou junho em 55 bilhões de reais.  (.)

Agência do Itaú:  O patrimônio líquido do Itaú Unibanco encerrou junho em 55 bilhões de reais. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

São Paulo - Assim como o Santander Brasil, o Itaú Unibanco mostra-se animado com o segmento de crédito para pequenas e médias empresas. "Continuamos bastante focados nesse segmento, contratamos muitas pessoas, de maneira que a gente possa ainda ocupar mais mercado e crescer nosso market share nesse segmento", disse Alfredo Egydio Setubal, diretor de relações com investidores da instituição, em teleconferência de resultados realizada hoje (4/8) (leia mais sobre a teleconferência).

O saldo da carteira de crédito de micro, pequenas e médias empresas do Itaú Unibanco foi de 68,6 bilhões de reais no trimestre - um aumento de 26,3% em relação ao mesmo trimestre de 2009. O saldo da carteira de crédito, incluindo avais e fianças, atingiu 296,2 bilhões de reais no segundo trimestre - crescimento de 11,4% quando comparado ao saldo do mesmo período de 2009.

O índice de inadimplência 90 dias melhorou 0,3 ponto percentual no trimestre em relação ao anterior, atingindo 4,6%. A trajetória de queda acumula 1 ponto percentual em 2010. "Não estamos esperando uma grande melhoria nesses índices daqui para frente em função do nosso mix; crescemos em pequenas e médias empresas e cartão de crédito, que são carteiras mais arriscadas", disse Setubal.

Por isso, o banco acredita ser improvável que esses números voltem a níveis pré-fusão. "Pode haver uma pequena melhora? Pode. Mas em função do mix, não acreditamos em grandes ganhos adicionais nesse índice de inadimplência 90 dias", disse

Resultados

O resultado foi bom, segundo Setubal, apesar das despesas terem ficado acima das expectativas do mercado, mas isso ocorreu por conta de algumas despesas extraordinárias, segundo o diretor. "Estamos confiantes de que vamos continuar aumentando nossa eficiência", disse Setubal.

Do total de lucro do trimestre (3,298 bilhões de reais), 1,494 bilhões de reais vieram do banco comercial; 592 milhões de reais do banco BBA; 679 milhões de reais do crédito ao consumidor e 532 milhões de reais da corporação e tesouraria.

O patrimônio líquido do Itaú Unibanco cresceu 16,5% nos seis primeiros meses de 2010 e encerrou junho em 55 bilhões de reais.

Leia mais sobre Itaú Unibanco

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:BancosCartões de créditoEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasFinançasgestao-de-negociosItaúItaúsaPequenas empresasResultadosetor-de-cartoessetor-financeiro

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades