Negócios

Itaú Unibanco estima fim da migração em 2012

Banco já investiu 700 milhões de reais neste ano na migração de contas e agências

Itaú: despesas com a migração foram de 406 milhões de reais no trimestre  (RÉGIS FILHO/VOCÊ S/A)

Itaú: despesas com a migração foram de 406 milhões de reais no trimestre (RÉGIS FILHO/VOCÊ S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2010 às 14h13.

São Paulo - O Itaú Unibanco comemora hoje (03/10) dois anos de fusão. O aniversário é marcado pela mudança das agências e contas Unibanco para a marca Itaú - concluída em 24 de outubro -, mas ainda faltam procedimentos internos para que o banco encerre totalmente a migração.

O banco estima encerrar todos os trabalhos de migração até 2012, afirmou Rogério Calderón, diretor de controladoria corporativa e relações com investidores, em teleconferência sobre os resultados do banco no terceiro trimestre. Para o cliente, a migração já foi concluída, mas o banco ainda precisa finalizar a migração do histórico de transações da plataforma tecnológica atual para uma plataforma única. Esse procedimento é "invisível" para os clientes, segundo o banco.

No trimestre, o banco contabilizou 406 milhões de reais em despesas com a migração dos pontos de atendimento. Durante o ano, o valor foi de 700 milhões de reais - além de uma provisão de 500 milhões, que eleva o valor da migração para mais de um bilhão de reais.

O banco não anunciou valores de sinergias em decorrência da união, mas Calderón exemplificou que, antes da fusão, os dois bancos juntos tinham despesas da ordem de 30 bilhões de reais, e as despesas atuais devem fechar em torno dos mesmos 30 bilhões - que deveriam ter ido para cerca de 33 bilhões de reais, segundo Calderón. "Tinhamos um banco que gastava 30 bilhões em despesas anualmente, passaram-se dois anos e nós temos a mesma despesa, tendo absorvido toda a migração", disse o diretor.

Crescimento orgânico

O ritmo normal de abertura de agências do banco é da ordem de 120 a 150 por ano. Em 2010, o ritmo foi impactado pela migração de agências, segundo o executivo. O banco possui 110 pontos identificados para abertura de agências, sendo que 60 serão inauguradas em 2010, e há cerca de 60 a 80 em obras, que devem ser abertas no próximo ano.

No total, 998 agências e 245 postos de atendimento bancário do Unibanco foram totalmente reformados e integrados aos 3.900 pontos do Itaú, criando assim uma rede de aproximadamente 5.000 unidades Itaú. "O momento atual é de foco no desenvolvimento de uma cultura organizacional muito forte", disse Calderón.

Acompanhe tudo sobre:BancosEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasFinançasItaúItaúsaLucrosetor-financeiro

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades