Negócios

Itaú é condenado a pagar R$ 50 mil por ironia com chocolate

Segundo processo do TRT, gerente presenteava funcionária que não atingisse a meta com pacote "energético" - composto por chocolate Talento e amendoins


	Agência do Itaú:  o "pacote energético" era costume de um gerente
 (ITACI)

Agência do Itaú:  o "pacote energético" era costume de um gerente (ITACI)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2013 às 16h16.

São Paulo – Uma brincadeira irônica de um gerente com sua subordinada pode sair bem caro ao Itau Unibanco.  Em Florianópolis, Santa Catarina, uma ex-funcionária que disse ter sido vítima de assédio moral  deve receber 50 mil reais em indenização por danos morais. 

A ex-funcionária diz, segundo processo disponível no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, que se sentia “confundida com um animal” quando o seu superior oferecia amendoins como forma de estímulo a cada vez que não cumpria a meta. O pacote “energético”- como chamava o gerente, de acordo com o processo – continha também um chocolate Talento.

Embora o gerente alegue que agia dessa forma a título de estímulo, o juiz do Trabalho Marcelo Higuchi dos Santos não se convenceu com o argumento.  “Considero que a intensidade do sofrimento da ofendida foi substancial”, afirma o juiz no documento. Ainda cabe recurso à instituição.

A cobrança da gerência – que exigia desempenho de 150% da meta da funcionária – também foi considerada desproporcional por Higuchi, que menciona “a existência de culpa grave do réu (Itaú Unibanco), ao permitir a exigência de cumprimento de metas, sob ameaças de dispensa”.

A funcionária também acusa a empresa de pagamento inadequado de horas extras, acúmulo de função, adicionais de viagens, entre outros - boa parte deles rejeitada pelo juiz.

Em comunicado oficial, o Itaú afirma apurar internamente o ocorrido e "assegura que a atitude citada, embora não tivesse como objetivo causar desconforto a ex-colaboradora, não é prática nesta instituição".

Atualizado às 16h15

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasBancosItaúItaúsagestao-de-negociosGestão de pessoasMotivaçãoDesempenhoRecursos humanos (RH)Processos judiciaisProcessos trabalhistas

Mais de Negócios

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam

Bancário autônomo: pesquisa inédita mostra o perfil da profissão no Brasil