Negócios

Itaú é a 42ª maior empresa do mundo, segundo a Forbes

Os quatro primeiros lugares da lista elaborada anualmente pela revista são ocupados por bancos chineses


	Itaú: banco foi a empresa brasileira mais bem colocada na publicação
 (.)

Itaú: banco foi a empresa brasileira mais bem colocada na publicação (.)

Luísa Melo

Luísa Melo

Publicado em 7 de maio de 2015 às 13h43.

São Paulo - O Itaú Unibanco é hoje a 42ª maior empresa do mundo, segundo ranking da Forbes divulgado nesta quarta-feira. A seguradora norte-americana AIG ficou empatada na mesma posição. 

Com um valor de mercado estimado em 63,7 bilhões de dólares, o banco é o melhor colocado entre as organizações brasileiras e fica à frente de multinacionais como a BMW, Pfizer e GM, por exemplo.

Os quatro primeiros da lista são bancos chineses – ICBC, China Construction Bank, Banco Agrícola da China e Banco da China, nessa ordem –, seguidos pelo conglomerado norte americano Berkishire Hathaway. 

A lista é elaborada anualmente e reúne as 2.000 maiores companhias abertas do planeta sob uma combinação de quatro quesitos: receita, lucro, ativos e valor de mercado. No total, 61 países estão representados no levantamento.

Juntas, as empresas elencadas somam 39 trilhões de dólares em receitas, 3 trilhões de dólares em lucros, 162 trilhões de dólares em ativos e 48 trilhões de dólares em valor de mercado.

Além do Itaú, outras 23 brasileiras figuram na lista, como Bradesco, Banco do Brasil, Vale, Petrobras e JBS.

A Petrobras ganhou destaque na publicação pelo mau desempenho devido aos "escândalos contábeis e corrupção". Do ano passado para este, a estatal caiu quase 400 posições no ranking e ocupa agora a de número 416.

Desempenho

Em balanço divulgado na terça-feira (5), o Itaú reportou um lucro de 5,7 bilhões de reais primeiro trimestre de 2015, um valor 29% maior do que o apresentado 2014.

Acompanhe tudo sobre:BancosBradescoCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoItaúListasListas da ForbesPetrobrasPetróleoRankings

Mais de Negócios

Empresa cresce num mercado bilionário que poupa até 50% o custo com aluguel

Como esta administradora independente já vendeu R$ 1 bilhão em consórcios

De food truck a 130 restaurantes: como dois catarinenses vão fazer R$ 40 milhões com comida mexicana

Peugeot: dinastia centenária de automóveis escolhe sucessor; saiba quem é