Negócios

Itaú divulga resultados do 3º trimestre com IPO do Nubank em vista

Expectativa é de alta no lucro do banco; números da estratégia digital ganham peso com avanço das fintechs

 (Itaú/Divulgação)

(Itaú/Divulgação)

Mariana Desidério

Mariana Desidério

Publicado em 3 de novembro de 2021 às 06h00.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia

O banco Itaú divulga resultados do terceiro trimestre nesta quarta-feira (3), após o fechamento do mercado. A expectativa é de um trimestre positivo, com lucro na casa dos 6,7 bilhões de reais. No trimestre anterior, o banco teve alta de 55% no lucro na comparação com o ano anterior, chegando a 6,5 bilhões de reais e superando as expectativas do mercado.

O trimestre deve ser positivo para o setor como um todo. Os ganhos devem vir principalmente de uma melhor combinação de empréstimos, que tendem a compensar possível avanço nas despesas. O primeiro grande banco a divulgar resultados do terceiro trimestre de 2021 foi o Santander, que reportou lucro de 4,3 bilhões de reais, alta de 12,5% na comparação com o terceiro trimestre de 2020.

Os resultados do Itaú chegam dias após o Nubank registrar documentação para abrir capital na Nasdaq. O banco digital buscará um valor de mercado de 50 bilhões de dólares – ou cerca de 270 bilhões de reais, mais do que vale o Itaú hoje na bolsa brasileira, B3. Com a diferença que o Nubank ainda não dá lucro.

Para fazer frente ao avanço das fintechs, o Itaú vem correndo para reforçar a parte digital de sua operação. O total de contas abertas no banco cresceu 23% na comparação entre o segundo trimestre de 2021 e o de 2019. E 54% dessas contas foram iniciadas de maneira totalmente eletrônica — o que significa que 4,7 milhões de pessoas abriram conta na instituição totalmente pela internet no período.

Para além do crescimento do lucro da companhia no trimestre, os números da sua estratégia digital vão dar pistas sobre o que esperar do Itaú no futuro.

Acompanhe tudo sobre:BancosExame HojeItaúNubank

Mais de Negócios

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil