Negócios

Itaipu e China Three Gorges ampliam parceria

Entre os documentos assinados, está um protocolo de intenções para desenvolver ações conjuntas de pesquisa nas áreas de energia renovável

Itaipu (foto/Reprodução)

Itaipu (foto/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de setembro de 2017 às 13h59.

Última atualização em 2 de setembro de 2017 às 15h31.

São Paulo - A Itaipu e a China Three Gorges Corporation assinaram acordo que amplia o relacionamento já existente entre as duas empresas nas áreas de inovação e tecnologia.

Neste sábado, 2, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, que integra a comitiva do Ministério de Minas e Energia na 9ª Cúpula do Brics, encontrou-se com o vice-presidente da holding chinesa, Lin Chuxue, em Pequim.

"A missão Brasil-China, da qual participei para assinatura de acordo de cooperação técnica com a China Three Gorges, se dá num momento em que a economia brasileira está no início de um processo de retomada, o que é esperado após três anos de recessão. Como o efeito da política monetária é crescente, o que começamos a ver agora é apenas o início da recuperação que veremos até o fim do ano", diz Vianna.

Entre os documentos assinados, está um protocolo de intenções para desenvolver ações conjuntas de pesquisa nas áreas de energia renovável.

A Itaipu desenvolve vários projetos neste setor, entre eles o do biogás, replicado em várias partes do Brasil e do mundo.

O acordo prevê também a realização de seminários técnicos para troca de conhecimentos em temas operacionais, seminários setoriais, estágios para jovens engenheiros, projetos de pesquisa que fortaleçam os parques tecnológicos e cooperação em projetos de responsabilidade social e desenvolvimento regional.

A Three Gorges Corporation controla várias usinas chinesas. A mais importante delas é Três Gargantas, a maior do mundo em capacidade instalada. Boa parte do conhecimento utilizado no projeto daquela usina foi adquirido pelos chineses em visitas à hidrelétrica de Itaipu desde o início da sua construção, em 1975.

Acompanhe tudo sobre:ChinaItaipuMichel Temer

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares