Negócios

IPO da Everland é facilitador de sucessão no Samsung Group

Holding está planejando uma IPO, investida que pode ajudar herdeiros do conglomerado de administração familiar a reestruturar o grupo


	Samsung: patriarca Lee Kun-hee, de 72 anos, foi hospitalizado após um ataque cardíaco em maio
 (Jung Yeon-Je/AFP)

Samsung: patriarca Lee Kun-hee, de 72 anos, foi hospitalizado após um ataque cardíaco em maio (Jung Yeon-Je/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2014 às 10h01.

Seul - A Samsung Everland, uma importante holding dentro do Samsung Group, disse que está planejando uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), investida que pode ajudar herdeiros do conglomerado de administração familiar a reestruturar o grupo e dar mais margem para o pagamento de potenciais impostos de herança.

Questões sobre o futuro do conglomerado sul-coreano têm se intensificado desde que o patriarca Lee Kun-hee, de 72 anos, foi hospitalizado após um ataque cardíaco em maio, evento que aparentemente acelerou os esforços para a transferência do comando ao seu filho e aparente herdeiro, embora não oficial, Jay Y. Lee, assim como a suas duas filhas.

Os planos de IPO para a Samsung Everland, uma companhia que a Kiwoom Securities avaliou em cerca de 8 trilhões de wons (7,8 bilhões de dólares), surgem em meio a uma série de transferências de ativos dentro do Samsung Group desde 2013.

Embora o grupo ainda tenha de revelar um plano claro para a reestruturação ou como a sucessão acontecerá, analistas esperam que a Samsung Everland passe a ser, de alguma forma, a torre de controle da qual o grupo administrará todas as afiliadas.

Sua listagem, bem como uma operação do tipo já planejada para a Samsung SDS, uma empresa de soluções em Tecnologia da Informação, também deve ajudar os filhos de Lee Kun-hee a lidar com uma pesada taxa de herança.

O patrimônio líquido de Lee Kun-hee - incluindo imóveis e participações em empresas públicas - é estimado em cerca de 13 trilhões de wons, e os impostos de herança podem chegar a mais de 6 trilhões de wons, segundo Chung Sun-sup, presidente-executivo da Chaebul.com, especializada em pesquisas sobre os conglomerados industriais da Coreia do Sul.

"Uma vez que as ações da Everland sejam listadas e estabeleçam um preço de mercado, elas poderão ser usadas como garantia para assegurar caixa", disse ele, acrescentando que os irmãos também podem alienar suas participações na SDS.

A Samsung Everland planeja nomear coordenadores para o IPO neste mês e um porta-voz disse que a listagem deve ser concluída até o primeiro trimestre de 2015. A companhia não quis dar mais detalhes.

Uma porta-voz do Samsung Group também não quis comentar como o IPO da Everland afetará a sucessão. Por Se Young Lee

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaIPOsMercado financeiroSamsung

Mais de Negócios

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil