Setor de armazenamento de papel da International Paper: empresa anunciou um lucro líquido de 318 milhões de dólares no primeiro trimestre, ou 0,71 dólar por ação (Germano Lüders/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 2 de maio de 2013 às 11h01.
A International Paper, maior produtora de caixas de papelão ondulado da América do Norte, anunciou um lucro trimestral abaixo do esperado nesta quinta-feira devido a menor demanda por embalagens para alimentos e papel de imprimir.
As fortes vendas de caixas de transportes usadas pela Amazon.com e outros importantes clientes não foram suficientes para ofuscar a queda nas vendas de pacotes de alimentos, disse o presidente-executivo, John Faraci, em uma entrevista.
A empresa, que opera principalmente nos Estados Unidos mas está crescendo rapidamente na Índia e na Rússia, está vivendo uma desaceleração no crescimento do PIB maior do que alguns economistas esperavam, disse Faraci.
"As economias do mundo estão crescendo, mas em um ritmo frustrantemente lento", disse.
Ainda assim, Faraci disse que espera que a empresa termine 2013 em uma posição "muito forte" em parte devido ao novo lucro a partir de uma joint venture russa e de outros projetos no exterior.
A empresa anunciou um lucro líquido de 318 milhões de dólares no primeiro trimestre, ou 0,71 dólar por ação, comparados a 188 milhões de dólares, ou 0,43 dólar por ação, um ano antes.
Excluindo itens não recorrentes, a empresa teve lucro de 0,65 dólar por ação. Analistas esperavam ganhos de 0,74 dólar por ação, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
As vendas subiram 7 por cento, para 7,09 bilhões de dólares. Analistas esperavam 7,05 bilhões de dólares.