Negócios

Intel compra participação em startup Cloudera

Companhia disse que fará da empresa iniciante de rápido crescimento o seu distribuidor preferencial de software para processamento de dados

Chip da Intel: investimento na Cloudera a torna a maior acionista estratégica na empresa e ocorre enquanto a Intel busca expandir seu negócio de servidores (David Paul Morris/Bloomberg)

Chip da Intel: investimento na Cloudera a torna a maior acionista estratégica na empresa e ocorre enquanto a Intel busca expandir seu negócio de servidores (David Paul Morris/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2014 às 14h41.

San Francisco - A Intel disse nesta quinta-feira que fez um investimento significativo na Cloudera e fará da empresa iniciante de rápido crescimento o seu distribuidor preferencial de software para processamento de dados.

A fabricante de chips disse que seu investimento na Cloudera a torna a maior acionista estratégica na empresa e ocorre enquanto a Intel busca expandir seu negócio de servidores para compensar a queda nas vendas de computadores pessoais.

A Intel disse que a participação na Cloudera é o seu maior investimento em tecnologia de data center já realizado, apesar de não divulgar o tamanho do negócio.

A Cloudera, como os rivais Hortonworks e Pivotal, concentra-se em ajudar os clientes a gerenciar dados corporativos através do "Hadoop", um sistema de software que pode classificar e lidar com as grandes quantidades de informação, chamadas de "Big Data", geradas através da Internet e dispositivos móveis.

A Intel disse que vai promover a plataforma Hadoop da Cloudera e fazer uma transição para deixar sua própria versão personalizada que vinha promovendo como ideal para chips para servidores da Intel.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaInvestimentos de empresasStartupsIntelacordos-empresariais

Mais de Negócios

Calor recorde acelera a Vulp, que mira R$ 250 milhões até 2026

Ainda dá tempo: 10 marcas com desconto de Black Friday neste domingo

A Corrida Cognitiva: quando o desafio não é usar IA, mas pensar com ela

Eles têm 25 anos e resolvem a 'treta' entre líderes e a Geração Z