Negócios

Incêndio pode paralisar refinaria da BP em Washington

Unidade é situada no Estado de Washington e opera 225 mil barris por dia

Unidade de destilação bruta da refinaria em Ferndale, Washington, foi paralisada após o incêndio de 90 minutos (Andrew Yates/AFP)

Unidade de destilação bruta da refinaria em Ferndale, Washington, foi paralisada após o incêndio de 90 minutos (Andrew Yates/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2012 às 15h48.

São Paulo - Um incêndio na sexta-feira causado por um vazamento na beira de um tubo pode interromper temporariamente a produção na refinaria Cherry Point, da BP, que é situada no Estado de Washington e opera 225 mil barris por dia (bpd), disseram fontes do mercado de produtos refinados da Costa Oeste dos Estados Unidos neste sábado.

A unidade de destilação bruta (CDU) da refinaria em Ferndale, Washington, foi paralisada após o incêndio de 90 minutos, de acordo com uma nota que a refinaria divulgou a reguladores federais durante a noite.

Os preços em atacado de gasolina no mercado de Los Angeles na noite de sexta-feira saltaram em função das notícias da paralisação da unidade da refinaria, que é a maior no Estado de Washington e a terceira maior na Costa Oeste dos Estados Unidos, disseram as fontes sob a condição de permanecerem anônimos.

A refinaria equivale a 8,7 por cento da capacidade de refinamento de petróleo bruto e providencia o produto que as outras unidades transformam em combustível para carros, caminhões e aviões.

O porta-voz da BP Scott Dean disse que a empresa pode dizer mais sobre as operações de refinaria mais tarde neste sábado, mas até a manhã de sábado a refinaria continuava a operar. Ele se recusou a discutir o status de unidades específicas após o incêndio.

Outras unidades da refinaria que produzem gasolina, diesel e combustível para aviões podem continuar a produzir com o estoque disponível ou, no caso de uma paralisação duradoura, comprado de fornecedores, as fontes disseram.

De acordo com a nota registrada à noite com o National Response Center, dos Estados Unidos, petróleo bruto residual vazou da flange de um tubo entre a unidade de aquecimento e a unidade de vácuo, que aceleram a produção na unidade bruta, dando início ao incêndio.

Apenas um caso de ferimentos leves devido ao fogo foi relatado e todos os trabalhadores da refinaria foram contabilizados na sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:BPEmpresasEmpresas inglesasEnergiaIncêndiosIndústria do petróleoPetróleo

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades