Iberia: British Airways, American Airlines e Iberia assinaram uma aliança estratégica que prevê a parceria em voos entre a Europa e a América do Norte (.)
Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2010 às 17h04.
São Paulo - A Iberia divulgou hoje (14/10) seus resultados referentes ao mês de setembro. No período, a ocupação atingiu 83,4% - o coeficiente de ocupação melhorou 4,4 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2009. O número de passageiros transportados por quilômetro aumentou 10,1%, enquanto o volume de oferta, medida em assentos ofertados por quilômetro, aumentou 4,3%.
Nos voos de longo curso, desde junho há maior tráfego e capacidade, segundo a Iberia. Em setembro o aumento foi de 17,3% no tráfego e de 11,3% em capacidade. Desse modo, o coeficiente de ocupação melhorou 4,4 pontos, passando a 85,6%.
Na América Latina, o número de passageiros por quilômetro transportado aumentou 22,4%, com um aumento de oferta de 16,7%. O coeficiente de ocupação subiu quatro pontos em relação ao ano anterior, até alcançar 86,1%. Nos voos da América do Norte, o nível de ocupação melhorou 5,1 pontos e se situou em 83,6% - a demanda diminuiu 2% e a oferta diminuiu 8%.
Na Europa, o coeficiente de ocupação subiu 2,1 pontos em relação ao ano anterior, alcançando 81,2%. Mas houve queda no tráfego e na capacidade, de 2,3% e de 4,8%, respectivamente. Na África e Oriente Médio, o volume de tráfico aumentou 12,8%, superando o aumento de oferta de 11,3%. Isso se deve, principalmente, a abertura de novas rotas no verão, segundo a Iberia. O nível de ocupação subiu um ponto e alcançou 74,7%.
No setor doméstico o coeficiente de ocupação melhorou 7,0 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2009, situando-se em 77%, com queda de 5% em passageiros transportados por quilômetro e de 13,6% em assentos ofertados por quilômetro.
No terceiro trimestre de 2010 o coeficiente de ocupação melhorou 3,4 pontos em relação ao mesmo período de 2009, chegando a 85,6% com aumentos de 7,7% em passageiros transportados por quilômetro e de 3,4% em assentos ofertados por quilômetro.
O processo entre a Iberia e a British Airways continua a progredir segundo seu cronograma, de acordo com a Iberia. A British e a Iberia uniram suas operações em abril, em um negócio de 8 bilhões de dólares, criando a terceira maior companhia aérea no mundo. No começo de outubro, as companhias aéreas British Airways, American Airlines e Iberia assinaram uma aliança estratégica que prevê a parceria em voos entre a Europa e a América do Norte.
Leia mais sobre aviação
Acompanhe as notícias de Negócios do site EXAME no Twitter