Negócios

Iberdrola vende fatia em usina nuclear para Toshiba

Acordo que poderia ajudar a rejuvenecer os planos de construção nuclear da Grã-Bretanha


	Sede da Toshiba no Japão: Iberdrola disse nesta segunda-feira que vendeu a fatia na NuGen para a Toshiba, que controla a construtora de usinas nucleares Westinghouse, por 85 milhões de libras
 (Yoshikazu Tsuno/AFP)

Sede da Toshiba no Japão: Iberdrola disse nesta segunda-feira que vendeu a fatia na NuGen para a Toshiba, que controla a construtora de usinas nucleares Westinghouse, por 85 milhões de libras (Yoshikazu Tsuno/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2013 às 08h46.

Madri - A companhia espanhola Iberdrola acertou a venda de sua participação de 50 por cento no consórcio britânico nuclear NuGen para a japonesa Toshiba, em um acordo que poderia ajudar a rejuvenecer os planos de construção nuclear da Grã-Bretanha.

A NuGen, joint venture entre a Iberdrola e a francesa GDF Suez, tem uma unidade em Sellafield, na costa noroeste da Inglaterra, onde seu plano para a construção de capacidade nuclear de 3,6 gigawatts empacou em meios a atrasos do governo.

A Grã-Bretanha tem um programa nuclear para substituir usinas antigas e poluidoras até o meio da próxima década, e diz estar disposta a encorajar investimentos.

Mas mudanças regulatórias após o acidente de Fukushima no Japão e discórdia sobre quanto dinheiro público deveria ser dado às companhias têm atrasado o processo.

A Iberdrola disse nesta segunda-feira que vendeu a fatia na NuGen para a Toshiba, que controla a construtora de usinas nucleares Westinghouse, por 85 milhões de libras (139 milhões de dólares).

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas espanholasEmpresas japonesasUsinas nuclearesToshibaIberdrola

Mais de Negócios

Bilionário 'em dificuldades' tem indenização de US$ 400 milhões por obras de arte danificadas negada

Quais são as maiores empresas de São Paulo? Veja ranking

Quais são as 10 maiores empresas de Santa Catarina? Veja quanto elas faturam

Quais são as maiores empresas do Rio de Janeiro? Veja quanto elas faturam