Negócios

Hyundai oferece US$10 bi por local de nova sede

Medida gerou preocupações entre investidores de que a empresa está desperdiçando dinheiro em um imóvel

Hyundai: ações da Hyundai Motor caíram 9%, maior queda em três anos, após o anúncio da oferta (Bloomberg)

Hyundai: ações da Hyundai Motor caíram 9%, maior queda em três anos, após o anúncio da oferta (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2014 às 14h22.

Seul - A Hyundai Motor Group vai pagar o valor recorde de 10 bilhões de dólares pelo local de sua nova sede em Seul, no luxuoso distrito de Gangnam, depois de fazer uma oferta superior a da Samsung Eletronics, o que gerou preocupações entre investidores de que está desperdiçando dinheiro em um imóvel.

O conglomerado automotivo superou o recorde anterior por um único terreno na Coreia do Sul com sua oferta de 10,55 trilhões de wons (10,14 bilhões de dólares), mais do que o triplo do valor de avaliação.

O preço representa o valor mais alto a ser pago por uma única porção de terra na Ásia desde a crise financeira global, segundo a CBRE Research, superando os 3,6 bilhões de dólares pagos no ano passado pela Sun Hung Kai Properties, de Hong Kong, por um terreno em um distrito comercial em Xangai.

Investidores e analistas se alarmaram com o preço que a Hyundai se mostrou disposta a pagar pelo imóvel em um momento em que poderia estar alocando os recursos em dividendos maiores ou em mais fábricas.

Na área, a empresa pretende construir um parque de diversões com tema automotivo, um hotel e novos escritórios.

"O preço não faz sentido. Estou chocado", disse Kim Sung-soo, gestor de fundos da LS Asset Management e um investidor em todas as três empresas Hyundai que fazem parte do grupo.

"Mesmo levando em conta a competição com a Samsung, a oferta é excessiva", disse Kim, acrescentando que espera outros 6 bilhões de dólares para o desenvolvimento do imóvel.

As ações da Hyundai Motor caíram 9 por cento, maior queda em três anos, após o anúncio da oferta. O vendedor da área é a estatal Korea Electric Power (KEPCO).

Considerando as empresas irmãs da Hyundai, a Kia Motors e a Hyundai Mobis produtora de partes, o grupo perdeu quase 8 bilhões de dólares em valor de mercado nesta quinta-feira.

Embora a Hyundai Motor Group tem dinheiro em abundância, a Hyundai Motor Co e a Kia, que juntos ocupam o quinto lugar em vendas mundiais de automóveis, têm registrado lucros decrescentes a medida que a moeda local forte corrói os ganhos no exterior.

"Para alcançarmos a capacidade de produção de 10 milhões de carros e impulsionar o valor da marca que abarca uma companhia que está entre as cinco maiores, precisamos de um centro de negócios global.

A oferta é resultado de uma análise ampla de seu valor como símbolo da segunda fase de crescimento do grupo", afirmou o porta-voz da Hyundai Motor Group.

As 10 companhias listadas do grupo, excluindo as empresas financeiras, tinham 42,8 trilhões de won em dinheiro e equivalentes no final do primeiro trimestre, segundo dados públicos compilados pela firma de consultoria CEO Score.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSedes de empresasEscritóriosImóveisMontadorasHyundaiEmpresas coreanas

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente