Negócios

Hyundai espera pequena recuperação do mercado de veículos em 2017

"Já são quatro anos seguidos de queda para o setor, então aparentemente haverá uma pequena recuperação este ano", afirmou diretor de vendas

Hyundai: a Fenabrave, associação que representa as concessionárias, informou hoje que a venda de veículos novos no Brasil recuou 20% (Bloomberg/Bloomberg)

Hyundai: a Fenabrave, associação que representa as concessionárias, informou hoje que a venda de veículos novos no Brasil recuou 20% (Bloomberg/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de janeiro de 2017 às 18h22.

São Paulo - A montadora sul-coreana Hyundai, que começou a produzir veículos no Brasil em 2012 e no ano passado alcançou a quarta posição em vendas, espera que 2017 seja mais positivo para o mercado como um todo.

"Já são quatro anos seguidos de queda para o setor, então aparentemente haverá uma pequena recuperação este ano", afirmou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, o diretor executivo de Vendas e Marketing, Angel Martinez.

Martinez não quis cravar uma previsão para o ano, mas falou em expansão de um dígito, na mesma linha do que tem dito a Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no Brasil. "É o mais provável, porque dois dígitos é algo muito difícil", disse o executivo.

"Nós vemos alguma melhora da economia: a inflação deve desacelerar mais em 2017 e teremos um pequeno crescimento do PIB, são duas grandes melhorias em relação ao ano passado", acrescentou.

A Fenabrave, associação que representa as concessionárias, informou hoje que a venda de veículos novos no Brasil recuou 20% em 2016 na comparação com 2015, para 2,05 milhões de unidades. A entidade estima que as vendas vão crescer 2,4% em 2017.

A Hyundai foi uma das marcas que menos caíram em 2016. A empresa vendeu 197,8 mil veículos no ano passado, retração de 3% em relação ao volume do ano anterior. Com isso, desbancou a Ford da quarta posição do mercado e atingiu 9,96% de participação.

A Hyundai tem apenas uma fábrica no Brasil, em Piracicaba, no interior de São Paulo, onde produz os modelos da família HB20 (HB20, HB20S e HB20X) e o Creta, um SUV compacto que começará a ser vendido no dia 14 de janeiro.

Em situação melhor do que o setor como um todo, que opera com 50% da capacidade, a Hyundai utiliza 90%. A fábrica tem condições de produzir 180 mil veículos por ano. No ano passado, a produção funcionou em três turnos e também aos sábados para dar conta da demanda.

Acompanhe tudo sobre:CarrosVeículosHyundai

Mais de Negócios

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda

Quais são os 10 parques de diversão mais visitados da América Latina — 2 deles são brasileiros