The 2022 GMC HUMMER EV is designed to be an off-road beast, with all-new features developed to conquer virtually any obstacle or terrain. (GM/Divulgação)
Juliana Estigarribia
Publicado em 21 de outubro de 2020 às 13h18.
A General Motors finalmente apresentou na noite desta terça-feira, 20, nos Estados Unidos, a sua primeira picape 100% elétrica, a Hummer EV. O modelo é baseado na marca ícone dos anos 1990, a Hummer, que até hoje coleciona fãs.
De acordo com a montadora, a Hummer EV tem potência estimada de 1.000 cv, baterias com autonomia superior a 560 quilômetros e sistema de tração para facilitar a condução fora-de-estrada. Tudo isso, é claro, sem emissão de poluentes.
O projeto faz parte da ofensiva da montadora para liderar a corrida pelo carro do futuro: elétrico, autônomo e altamente conectado.
O modelo chegará ao mercado americano até o final de 2021 sob a marca GMC. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil.
“Tínhamos uma meta para a Hummer EV, que era construir a picape mais a impressionante da história”, disse Al Oppenheiser, engenheiro-chefe do projeto. “Trata-se de um legítimo utilitário off-road com o exclusivo sistema e-4WD, que proporciona dirigibilidade diferenciada, nunca vista em um produto da GM até então.”
O motorista também poderá escolher alguns recursos, como a aceleração total do sistema de propulsão elétrico, que vai de 0 a 100 km em 3 segundos.
A picape é o primeiro modelo elétrico da marca GMC e o início de sua produção está previsto para o fim de 2021. A fábrica "Zero" da GM, de Detroit-Hamtramck, fundada há cerca de 40 anos, foi toda atualizada e preparada para a produção exclusiva de veículos com este tipo de propulsão. Para isso, foram investidos 2,2 bilhões de dólares.
Na unidade, serão fabricados os primeiros modelos sob a plataforma EV. A expectativa é que outros modelos também entrem no pipeline de produção da nova operação.