Negócios

HSBC se desculpa por interrupção em serviços no Reino Unido

O HSBC disse que clientes afetados por um blecaute em seus serviços bancários pessoais na Internet na Grã-Bretanha não "serão prejudicados"


	Logo do HSBC: bancos de varejo da Grã-Bretanha têm sido atingidos por vários problemas de tecnologia nos últimos anos
 (Denis Balibouse/Reuters)

Logo do HSBC: bancos de varejo da Grã-Bretanha têm sido atingidos por vários problemas de tecnologia nos últimos anos (Denis Balibouse/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2016 às 16h49.

Londres - O HSBC disse nesta terça-feira que os clientes afetados por um blecaute em seus serviços bancários pessoais na Internet na Grã-Bretanha não "serão prejudicados", com os problemas sofridos pelo maior banco da Europa chegando ao segundo dia.

Em uma declaração desculpando-se pelas falhas, divulgadas primeiramente na segunda-feira, um porta-voz disse: "Estamos passando atualmente por problemas com nossos serviços online e via aparelhos móveis. O serviço pessoal via aparelhos móveis está funcionando, mas devido à alta demanda os clientes podem sofrer com atrasos."

Os bancos de varejo da Grã-Bretanha têm sido atingidos por vários problemas de tecnologia nos últimos anos, causando inconveniências para centenas de milhares de clientes e levando legisladores a pedir mais investimento em tecnologia financeira.

"A frequência destas falhas no setor de serviços financeiros sugere uma fraqueza sistemática na infraestrutura de TI. Isto é preocupante", disse Andrew Tyrie, um parlamentar conservador que também preside o Treasury Select Committee do parlamento britânico, em uma declaração.

Embora o HSBC não tenha oferecido explicações sobre a causa do problema, John Hackett, diretor de operações do banco na Grã-Bretanha, confirmou que o problema não foi causado por ciberataques ou quaisquer outros atos maliciosos, como ataques de negação de serviço (DDOS, na sigla em inglês), um mecanismo frequentemente utilizado por cibercriminosos tentando invadir negócios e empresas com atividades online significativas.

"Nós garantiremos que os clientes não serão prejudicados como resultado deste problema. Quaisquer taxas que incorram aos clientes como resultado desta interrupção serão estornadas", disse Hackett.

Acompanhe tudo sobre:BancosEmpresasEmpresas inglesasEuropaFinançasHSBC

Mais de Negócios

Azeite a R$ 9, TV a R$ 550: a lógica dos descontaços do Magalu na Black Friday

20 frases inspiradoras de bilionários que vão mudar sua forma de pensar nos negócios

“Reputação é o que dizem quando você não está na sala”, reflete CEO da FSB Holding

EXAME vence premiação de melhor revista e mantém hegemonia no jornalismo econômico