Negócios

HSBC rejeita Hong Kong e decide manter sede em Londres

A decisão do Conselho do HSBC, que o banco disse ter sido unânime, dá um impulso ao status de Londres como centro financeiro global


	Sede do HSBC, em Londres: analistas estimaram o custo de sair de Londres entre 1,5 bilhão e 2,5 bilhões de dólares
 (Peter Macdiarmid/Getty Images)

Sede do HSBC, em Londres: analistas estimaram o custo de sair de Londres entre 1,5 bilhão e 2,5 bilhões de dólares (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2016 às 07h20.

Londres/Hong Kong - A gigante global HSBC Holdings decidiu manter sua sede no Reino Unido, tendo rejeitado a opção de mover de volta seu centro de gravidade para o principal eixo gerador de lucro, Hong Kong, após uma ampla análise de dez meses.

A decisão do Conselho do HSBC, que o banco disse ter sido unânime, dá um impulso ao status de Londres como centro financeiro global, sob ameaça desde a crise financeira de 2008/2009 por conta de regulações mais duras e custos crescentes.

Para Hong Kong, a chance de atrair o maior banco europeu de volta ao seu local de nascimento e ao coração de sua estratégia de crescimento na Ásia foi perdida por enquanto.

"Londres é um dos centros financeiros internacionais líderes no mundo e casa de uma grande quantidade de talentos altamente especializados e internacionais", disse o HSBC em um comunicado no domingo após uma reunião do Conselho em Londres.

"A cidade permanece, portanto, com uma posição ideal para ser a base para uma instituição financeira global como o HSBC".

Analistas estimaram o custo de sair de Londres entre 1,5 bilhão e 2,5 bilhões de dólares, uma conta pesada a menos que o HSBC fosse se mudar para obter claras vantagens tarifárias e regulatórias.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasBancosPaíses ricosEuropaReino UnidoMetrópoles globaisEmpresas inglesasHSBCHong Kong

Mais de Negócios

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam

Bancário autônomo: pesquisa inédita mostra o perfil da profissão no Brasil