Negócios

HSBC e Citi suspendem operadores em meio a investigações

Bancos suspenderam operadores de câmbio como parte de uma investigação sobre a manipulação do mercado de câmbio


	Agência do banco Citibank, do Citigroup: investigações estão centradas na comunicação feita por operadores das posições de seus clientes via salas de bate-papo eletrônicas
 (Munshi Ahmed/Bloomberg)

Agência do banco Citibank, do Citigroup: investigações estão centradas na comunicação feita por operadores das posições de seus clientes via salas de bate-papo eletrônicas (Munshi Ahmed/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2014 às 15h09.

Londres - Os bancos HSBC e Citigroup suspenderam operadores de câmbio nesta sexta-feira como parte de uma intensificação da investigação global sobre possível manipulação do mercado de câmbio.

Reguladores dos Estados Unidos chegaram a Londres esta semana, ampliando uma investigação na qual trabalham junto a reguladores financeiros britânicos para determinar se operadoras em alguns dos maiores bancos do mundo fizeram conluio para manipular o mercado de moedas internacional, que movimenta 5,3 trilhões de dólares diariamente.

As investigações estão centradas na comunicação feita por operadores das posições de seus clientes via salas de bate-papo eletrônicas, que também estiveram presentes em uma investigação sobre manipulação das taxas de juros interbancárias de Londres, conhecida como Libor.

Enquanto a investigação de moedas se intensifica, os bancos acompanham seus funcionários de forma mais próxima e realizam agora investigações internas.

Fontes disseram à Reuters que Deutsche Bank suspendeu diversos operadores em Nova York esta semana, enquanto reguladores norte-americanos realizaram operações nos escritórios do Citigroup de Londres.

Um porta-voz do HSBC confirmou que o banco suspendeu dois operadores de câmbio em Londres, mas se recusou a fazer comentários. Um porta-voz do Citigroup disse que dois operadores foram demitidos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasBancosCâmbioFinançasCitigroupEmpresas inglesasCitiHSBCbancos-de-investimento

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner