HP (Wikicommons)
João Pedro Caleiro
Publicado em 15 de julho de 2013 às 11h41.
São Paulo - O processo de renovação da Hewlett-Packard para conseguir uma virada em seus resultados continua. Nesta segunda-feira, a empresa anunciou que seu conselho aumentou de 9 para 12 membros com a chegada de três novos integrantes. Entre eles está Raymond Ozzie, ex-chefe de software da Microsoft e criador da startup Talko Inc, que desenvolve serviços para mobile.
Os dois outros novos integrantes são Robert R. Dob Bennett, ex-presidente da Liberty Media Corporation e da Discovery Holding Company, e James A. Skinner, ex-presidente executivo do McDonald’s e atual presidente do Conselho de Administração da Walgreen Co. Eles servirão em diversos comitês, de acordo com suas respectivas áreas de experiência.
Na semana passada, a HP perdeu o posto de maior vendedora de computadores pessoais do mundo para a Lenovo. A notícia é mais um golpe na trajetória de um dos ícones do Vale do Silício, que foi perdendo o brilho com o redirecionamento do foco do mercado para dispositivos mobile, constantes trocas de comando e a compra desastrada da Autonomy Corp em 2011. A nova presidente Meg Whitman assumiu em setembro daquele ano e prometeu novos produtos em 2014 e a volta do crescimento em 2015.
Em abril deste ano, o presidente Ray Lane e dois outros membros renunciaram ao Conselho de Administração, o que deu a Meg uma maior margem de manobra para renovar seus quadros. A companhia ainda deve continuar a busca por novos membros e por um presidente permanente não-executivo para o Conselho.