Negócios

HP pode demitir até 30.000 funcionários

Anúncio deve ser feito na próxima semana junto com a divulgação dos resultados financeiros da companhia

Meg Whitman, CEO da HP (Justin Sullivan/Getty Images)

Meg Whitman, CEO da HP (Justin Sullivan/Getty Images)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 18 de maio de 2012 às 16h58.

São Paulo - A Hewlett-Packard (HP) planeja cortar entre 25.000 e 30.000 pessoas do seu quadro de funcionários, informou o Wall Street Journal, na última quinta-feira. O número é recorde e deve atingir todas as unidades da companhia no mundo.

De acordo com o jornal americano, a decisão faz parte da estratégia de reestruturação da companhia. Apesar de alto, o número representa apenas 8% do total de empregados que a HP possui, cerca de 350.000 em todo o mundo.

Pessoas próximas à empresa disseram ao WSJ que o anúncio pode ser feito na semana que vem, quando a HP pretende divulgar seus resultados financeiros trimestrais.

No último trimestre fiscal encerrado em janeiro deste ano, a HP apresentou queda de 44% no lucro e um declínio na receita de 7%. O resultado operacional em cada uma de suas principais unidades diminuiu mais de 30% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Desde a saída do ex-CEO Mark Hurd, em agosto de 2010, que se envolveu em um escândalo sexual, a HP vive uma constante turbulência. Seu sucessor, Leo Apotheker tentou recuperar as perdas da companhia, mas fracassou e foi demitido dez meses após assumir o cargo e substituído por Meg Whitman, atual CEO da companhia.

Acompanhe tudo sobre:DemissõesDesempregoEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiagestao-de-negociosHPReestruturaçãoServiços

Mais de Negócios

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões