Negócios

Honbridge escolhe duto para mineração de ferro no Brasil

O canal vai levar uma mistura de água e refino de minério de ferro processado para o porto de Ilhéus, na Bahia, como parte do projeto de 3,6 bilhões de dólares da Sul-America de Metais (SAM)

A Honbridge Holdings, de Hong Kong, planeja construir um duto de 420 quilômetros para transportar minério de ferro de uma mina de Minas Gerais até um porto na costa do país (MARCELO PRATES)

A Honbridge Holdings, de Hong Kong, planeja construir um duto de 420 quilômetros para transportar minério de ferro de uma mina de Minas Gerais até um porto na costa do país (MARCELO PRATES)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2012 às 18h06.

Rio de Janeiro- A Honbridge Holdings, de Hong Kong, planeja construir um duto de 420 quilômetros para transportar minério de ferro de uma mina de Minas Gerais até um porto na costa do país, disse o jornal O Estado de Minas neste sábado.

O canal vai levar uma mistura de água e refino de minério de ferro processado para o porto de Ilhéus, na Bahia, como parte do projeto de 3,6 bilhões de dólares da Sul-America de Metais (SAM) da Honbridge, disse o jornal, citando autoridades mineiras.

As autoridades disseram que o projeto pode exigir mais 600 milhões de dólares em investimentos, elevando o total de gastos para 4,2 bilhões de dólares, disse o Estado de Minas.

A SAM pretende exportar 25 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano para os chineses e outras siderúrgicas, disse o jornal, citando autoridades de Minas Gerais.

A SAM é administrada pelo Grupo Votorantim, que vendeu o projeto para a Honbridge por US$ 390 milhões em abril de 2010. Não foi divulgada uma data para o começo.

Os esforços da Honbridge fazem parte de um surto de novos projetos de mineração de ferro que estão sendo desenvolvidos no Brasil por mineradoras locais como a Vale SA, a MMX Mineração e Metais e a Cia. Siderúrgica Nacional e empresas patrocinadas no exterior como a SAM e a Ferrous do Brasil SA para atender à crescente demanda por ferro na China e no restante da Ásia.

Estes projetos devem impulsionar a produção de minério de ferro brasileiro em mais de 40 por cento, para 450 milhões de toneladas ao ano em 2015 das 420 milhões de toneladas em 2011, segundo a Macquarie, um grupo financeiro sediado na Austrália, e a Ferrous do Brasil.

 

Acompanhe tudo sobre:IndústriaInvestimentos de empresasMineração

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem