Negócios

Henrique Neves assume presidência da Varig

Recém-empossados na direção da companhia aérea, conselheiros e presidente-executivo têm a tarefa de remodelar os negócios

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O Conselho de Administração da Varig aprovou, nesta segunda-feira (9/5), o nome de Henrique Neves para a presidência-executiva da companhia, no lugar de Carlos Luiz Martins. Durante 22 anos, Neves atuou no setor petrolífero, alcançando o posto de vice-presidente da Shell no Brasil. Em 1999, assumiu a presidência da Brasil Telecom. Três anos depois, desligou-se da operadora para montar sua própria consultoria. Agora, assume o desafio de reformular o modelo de negócios da Varig.

A nomeação de Neves é o primeiro ato do novo Conselho de Administração, que assumiu a empresa no sábado (7/5). Do grupo anterior, permaneceram os conselheiros Gesner de Oliveira e Harro Fouquet, que passaram a contar agora com a colaboração de David Zylbersztajn (eleito presidente do conselho), Omar Carneiro da Cunha Sobrinho, brigadeiro Sergio Xavier Ferolla, Sergio de Almeida Bruni, embaixador Marcos Castrioto de Azambuja e Eleazar de Carvalho Filho.

Para os especialistas no setor aéreo, vender a Varig não é a solução para seus problemas. Embora diversos interessados já tenham se manifestado, o mercado acredita que a troca de controle precisa ser acompanhada de um novo modelo de negócios para a companhia tarefa posta aos conselheiros e ao presidente-executivo recém-empossados (se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre a situação da Varig).

Na sexta-feira (6/5), o Departamento de Aviação Civil informou que a Varig perdeu para a Gol a segunda posição no mercado doméstico em abril. É a primeira vez, desde que foi fundada, que a Gol atinge essa marca. A Varig respondeu por 27,61% do total de passageiros transportados, contra 27,81% da Gol. A TAM segue na liderança, com 42,3% de participação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner